segunda-feira, 25 de julho de 2011

PAP LO In my heart

Se sonhar não custa nada, eis que escolhi fazer um PAP com o próprio Kiss do mês de junho. Um teste para mim mesma, como seu fosse uma DT! Como se eu continuasse aquela sequência de PAPs feita no mês passado. Afe! Será que estou preparada? Vamos conferir?
A página que vou demonstrar é a que segue abaixo:


1) Peguei a folha Something para usar o lado woody.

2) Vou fazer um background. Como não sou nada boa com lápis na mão, atacarei com uma máscara que tem desenho circular. Escolhi uma da Crafter’s Workshop. Mas você pode costurar, pintar, fazer o que você quiser. É só deixar a imaginação rolar.

3) Espirrei tinta spray rosa, cor bem próxima da paleta que a Cela usou.

4) Encapei uma página do álbum de coração que veio no Kiss com a folha de coraçõezinhos Loving you. Esperei secar e depois refilei para tirar o excesso. Se você quiser, passe carimbeira vermelha em toda borda.

5) Recorte as tags marcadas com estrelas.

6) Corte o balão que está escrito So happy together, duas Polaroid com balões de coração e uma carta com asinhas. Reserve tudo.





7) Aproveite as lindas bordas! Recorte a woody e a pink.

8) Posicionei tudo em cima do chipboard de coração.

9)Peguei a carta de baralho, o fio encerado vermelho e o pregador. Repare que eu providenciei um segundo pregador colando a palavra XOXO. No fio encerado, eu dei um pequeno nó, bem no meio, para ficar mais charmoso e detalhado. ;o) Observe como coloquei cada coisa no seu lugar, como mostra a foto abaixo.

10) Agora um PAP dentro do PAP. Você pode usar o furador ou a Big Shot para fazer essa flor.


11) Cortei dois exemplares de flores marrons e uma flor menor com a cor vermelha. Fiz um corte até o centro da flor. Repita isso nas demais.

12) Agora, passe cole em uma das pétalas cortadas e una-as. A flor vai ficar com 4 pétalas.

13) Prendi com um clipe e deixei secar para melhor fixação. Depois de secar, com o auxílio de um palito de dente, enrolei delicadamente cada pétala. Faça isso em todas as flores.

14) Coloquei um pouco de cola no miolo e sobrepus uma flor em cima da outra. Uma dica para colar na página é cortar o bico do miolo na parte de trás da folha. Assim ela ficará achatada, melhorando a fixação.

15) Se quiser, você pode escrever na tag e ainda escolher o título da sua preferência.

16)Finalizei a página, posicionando a tag com as polaroides.

17) Se quiser, você pode escrever na tag e ainda escolher o título da sua preferência. Espero que se divirta! Se ainda tiver um restinho do KISS, gostaria de ver várias páginas com meu PAP. Ficaria muito honrada galeria do Scrapdiary repleta de Los.

Um grande beijo e uma ótima semana!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Inspiration book, I-book ou só o meu caderninho de inspiração

Olá meninos e meninas!
E aqui vamos nós para a última etapa do concurso...parece um sonho para mim estar aqui...
Todas as pessoas que já me conhecem sabem que eu sou uma eterna curiosa, xereta de natureza, que gosta de pesquisar, inventar uma moda, fazer coisas diferentes e com a minha cara...
Quando eu vi a proposta para essa última etapa, o PAP, imediatamente pensei em sair de coisas mais comuns, como páginas e mini-álbuns e trazer alguma coisa legal para mostrar para vocês, e corri para pesquisar meu caderninho de inspiração, o meu i-book.
Como assim?
Então, é nesse caderninho, o i-book, que eu guardo meus recortes, sketches que pego por aí e os que desenho, detalhes e técnicas que aprendo com outras pessoas, na internet, em revistas de scrap...as páginas de revistas que arranco em consultórios médicos (com a devida autorização é claro, rsss, sou doida mas não jogo pedras...), detalhes legais que vejo em projetos de outras scrappers, pedaços de fitas, barbantes... fotos que eu revelo e pretendo usar um dia... na verdade tudo aquilo que me inspira de alguma forma vai pra dentro dele...
Assim, me decidi por técnicas, e estou aqui, abrindo meu i-book para vocês, venham comigo, vamos nos inspirar...

Como eu disse antes, no meu i-book eu registro muitas das coisas interessantes que eu aprendo para poder me inspirar nelas depois de um tempo e lembrar delas quando estiver fazendo meus trabalhos, como aqui:
Nesse espaço eu registrei algumas texturas que eu gosto e acho interessante no scrap, como aquela com pó de vidro que eu mostrei no meu artigo da segunda fase do concurso.
Nessa página eu preciso parar para mostrar para vocês, aqui tem alguns registros que eu acho muito legais, e que estão pedindo para ser mostrados.
E é daqui que eu tiro o meu primeiro pap.
Vamos lá?
Técnica: mixed mídia, art journaling
Eu me apaixonei por essa técnica assim que a vi pela primeira vez, andando pela net...
Pesquisei bastante e fui fazendo várias adaptações de materiais para poder usar nossos produtos nacionais, fui perguntando “prazamigas” que materiais usavam, fui testando substitutos, e cheguei até aqui.
Também fiz alguns testes, que para a minha felicidade deram super certo e a técnica deu um resultado muito melhor que a cola Mod Podge que as americanas usam para esse trabalho. Alguém conhece o CMC?
CMC é um pózinho usado pelas pessoas que fazem restauração e que quando preparado e misturado à nossa cola branca cascorez vira a melhor cola que já  usei para encadernação de todos os tempos.
Fiz esse pequeno passo a passo da encadernação para que vocês tentem perceber a textura dessa cola. E é incrível como ela não dá bolhas quando colamos o papel no papelão, e como a secagem é rápida...

Vamos ao preparo?

* Modo de preparo do CMC:
Adicione 1 colher de sopa de CMC a 500 ml de água. Misture bem. Vira uma baba. Leva de 4 a 5 horas para ficar no ponto. Depois de pronto, guarde em geladeira. A mistura ideal é de 30% CMC e 70% cola. Sempre que for necessário, adicione mais água a esta mistura, para ficar na textura correta.


O que eu mais gosto nessa técnica é que com ela dá para fazer uns backgrounds bem diferentes...

Bora?
Materiais básicos: cola CMC, canvas ou papel para a base, retalhos de papel, tintas acrílicas, tinta spray, massa de modelar, máscara e pincel.

Obs.: para ficar melhor a visualização e a didática do pap, peço a gentileza de clicar em cima da imagem para que ela abra maior em uma outra página.



 
Continuando em buscas de coisas bem legais aqui para um pap, passei por essa técnica que eu adoro e que cai como uma luva quando quero fazer alguma coisa diferente, que é a transferência de imagens para tecidos.


Daí resolvi mostrar essa técnica do meu jeito, com os materiais e a forma que eu faço, e daqui saiu o meu segundo pap.

Técnica: transferência de imagens para tecido
Eu conheço e aprendi a fazer essa técnica de 5 maneiras, e aqui vou mostrar 4 delas...
A forma de fazer 3 delas é a mesma, só vai mudar o uso do produto com que é feita, em função do tipo de impressora utilizada.

Modo de fazer:

1.  Fotos impressas em impressora a laser
Foto 1: passe uma camada de Transfer  Print da Corfix sobre o tecido que deseja usar (eu usei canvas) com um pincel largo.
Coloque a foto virada sobre o tecido,pressionando bem.
Para adiantar a secagem eu passo a ferro com um tecido fino por cima para proteger.
Foto 2: quando estiver seco, umedeça a ponta dos dedos e vá passando sobre o sulfite,ele começará a esfarelar...
Foto 3: continue fazendo isso,perceba como já saiu bastante do sulfite...
Foto 4: cuidado para não pressionar com muita força!
Foto 5: depois de remover o sulfite,aguarde a secagem.
Mais uma vez apelei para o ferro de passar com o tecido do avesso desta vez...
É normal ele ficar esbranquiçado....então eu costumo  passar  verniz acrílico, verniz para fotos, relevo incolor ou qualquer outro para que dê um acabamento legal.
      
Agora para fotos impressas em impressoras jato de tinta

2.  Repetir a técnica utilizando o Gel Transfer também da Corfix.
Dessa vez fiz com foto colorida e um canvas com trama mais grossa...


 A outra forma, também para impressora jato de tinta foi um teste que deu muito certo!
E alguém se arrisca a dizer com o quê?

       3.  Cola com CMC... e hoje é a minha preferida.  A forma de fazer é a mesma, a diferença é preço, muito mais barato, aliado ao colorido e acabamento, que achei bem mais legal... essa também foi feita no canvas de trama mais grossa...
4.  Impressão direta em canvas (as melhores impressoras para essa técnica é a HP)
A gente escolhe a forma de transferir, mais ou menos rústico, fica a nosso critério...


O melhor dessa técnica é que ela pode ser usada em qualquer estilo de scrap. Do free ao vintage, do 8 ao 80, e fica um charme nos projetos.
A mistura das duas técnicas é lushoo puro:
E falando em técnicas que vão bem do 8 ao 80, eu também vou mostrar para vocês uma muito simples, mas que dá um efeito muito legal nos projetos, a costura com molde, um terceiro pap retirado do meu caderninho de inspiração.
Técnica: costura com molde


 Essa técnica é ótima quando queremos variar o estilo das costuras, saindo um pouco das costuras livres, olha só como é legal em um projeto:


E assim, apesar de ter mais um monte de coisas valiosas para mim aqui no meu i-book e que eu adoraria mostrar para vocês, eu vou fechá-lo agora, encerrando a minha participação nesse concurso do Scrapdiary. Queria agradecer a vocês todos pela paciência, pelo carinho e pela torcida que fizeram por mim.
Espero que vocês possam aproveitar minhas dicas de alguma forma,
Beijos
Paty Proença

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Porta-retrato com papéis Kiss e Prima


Olá a todos! Prazer estar com vocês aqui no blog da Scrapdiary novamente, e dessa vez trazendo um PAP com uma mistura de papéis que deu um belo e inesperado samba: Kiss novo, Kiss antigo e Prima.
Então vamos primeiro aos materiais e ferramentas:


MATERIAIS

base

1 porta-retrato retangular bem simples para foto 10x15, sem relevos, enfeites nem chanfraduras.  Tem em laboratório fotográfico, papelarias e lojas de 1,99. Quanto mais larga a moldura, melhor. A moldura do meu tem 3 cm de largura.


ferramentas

- tesoura
- cola branca e cola pano (e cola pano como opcional)
- pedaço de esponja
- fita banana
- pistola de cola quente  (na Kalunga vendem uma tamanho mini por 15 reais)  OU glue dots/zots
- régua e lápis
- base de corte
- estilete
- carimbeira marrom
- caneta permanente marrom
- 1 transparência A4 para impressão em jato de tinta
- renda de poliéster rosa ou magenta (30 cm)
- 1 flor prima ou similar, rosa ou magenta
-1 moldura circular em chipboard ou mdf
- tinta acrílica marrom escura e turquesa
- linha de bordar marrom escura
- carimbo de fundo
- 3 pérolas ou brilhos pequenos

papéis:


·         do Kiss Garden da Marcela Branco

Smell the flowers - lado azul

Hear the birds - tira com borboletas

Ride a bike - lado com nuvens

  • Kiss Home Sweet Home, de Abril de 2008
Folha My Home Town (usei uma casinha alta magenta e outra menor rosa clara com telhado arredondado; é claro que vocês podem usar outras casinhas)
  • Prima Marketing, coleção Madeline
Folha Ste. Marie

  • SEI, Coleção Dill Blossom
Folha Mhyrr -ou qualquer outro papel com listras estreitas que combine bem.

COMO FAZER:

A) Pinte a moldurinha de chipboard com a tinta acrílica marrom. Preferi pintar pintar a frente e o verso para que o papelão não ficasse aparecendo conforme o ângulo em que você olhar. Depois de secar, aplique um pouco de tinta turquesa na esponjinha, passe a tinta no carimbo de fundo e carimbe o chipboard. Deixe secando.

B) Para fazer as anteninhas das borboletas, corte 6 pedaços da linha marrom, cada um com cerca de 10 cm. Faça 2 nós em uma das pontas de cada linha, um por cima do outro, para que fique uma bolinha bem visível. Passe cola branca ou cola pano na parte maior da linha até o nó para dar uma “engomada” e a antena ficar durinha. Deixe a pontinha de linha depois do nó sem cola para que fique soltinha. Deixe secar.

C) Pegue o papel “Hear the Birds” do Kiss Garden e faça uma cópia  colorida em transparência da parte das borboletas. Como alternativa, você pode escanear o desenho e imprimir em transparência, ou então fazer a cópia em transparência em uma copiadora ou papelaria. Se for fazer em casa, preste atenção para inserir a transparência do lado certo (indicado na embalagem) e verifique o botão de “Qualidade” de cópia (coloque na qualidade média ou melhor).


D) Vamos revestir a moldura do porta-retrato. Os papéis usados serão o “Smell the Flowers” do Kiss Garden e o “Mhyrr” da SEI. Remova a tampa traseira e o vidro e, virando a moldura com a face pra baixo, trace o contorno externo e interno no papel azul do Kiss. Corte com guilhotina ou estilete. Meça a profundidade da moldura e corte tiras do papel de listras da SEI para fazer o revestimento das laterais do porta-retrato. Para colar, use um pedaço de esponjinha com cola branca (só um pouquinho basta) e passe NA MOLDURA (não no papel). Posicione e alise os papéis sobre a moldura para fixá-los. Se sobrarem rebarbas nas pontas, é só colocar sobre a base de corte e remover com o estilete. Se gostar, passe levemente uma carimbeira marrom em todas as arestas.


E) Vamos recortar os desenhos:

- do papel Prima, recorte o motivo floral com partitura da parte de baixo, removendo o fundo azulado,  e as 2 florzinhas do canto direito da parte de cima do papel. Da parte de cima, vai ficar uma folhinha marrom num recorte difícil, muito pendurado, então optei por separá-la do conjunto.

- do Kiss Garden (Hear the birds): 2 borboletas verdes grandes e 1 borboleta turquesa pequena, todas sem antenas

- do Kiss Garden (Ride a bike): 2 nuvens beges (1 pequena e outra um pouquinho maior) e 1 nuvem de bolinhas, pequena
- da transparência colorida: 1 borboleta verde grande, 1 rosa grande e 1 turquesa pequena, todas sem antenas

F) Para montar as borboletas, vire-as do lado contrário do desenho e cole os fios de linha com nozinhos no centro com um quadradinho de fita banana, com os nozinhos para cima. Apare o excesso em baixo e nas pontas das antenas. Você pode encurvá-las um pouquinho para ficarem mais bonitas. Vinque as borboletas de transparência no centro, fazendo com que as asinhas se dobrem para cima. Com a pistola de cola quente, você vai colocar um filete de cola no centro das borboletas de papel e colar as asinhas de transparência. Isso também pode ser feito com glue dots ou zots.

G) Agora a colagem: vamos colar o desenho das flores com a partitura na parte de baixo, com o canto esquerdo rente ao canto esquerdo da moldura do porta-retrato. Deixe a parte comprida desse canto esquerdo sem colar para podermos encaixar o recorte menor de flores por baixo dele. Removm a sobra do desenho, do lado direito, com o estilete. Depois, pegue o outro recorte menor do papel da Prima e coloquem pedacinho de fita banana nas pontas das flores. Encaixe esse desenho à esquerda, acima do que acabamos de colar, inserindo a flor azul por baixo da ponta comprida marrom do primeiro recorte. A flor marrom vai ficar um pouquinho por cima do desenho da rosa vermelha do primeiro recorte, e a folhinha marrom solta pode ser encaixada com a haste por baixo dessa mesma flor marrom, com fita banana na ponta para dar volume. O próximo item é a casinha rosa pequena, que vai no canto direito, em cima da partitura, com uma parte do telhado sobre o “buraco” do meio do porta-retrato. Finalmente, cole a casinha maior com fita banana por cima da menor, cobrindo um pedacinho dela. Use a caneta marrom para fazer a fumaça da chaminé, formando uma pequena espiral com pontinhos.


H) Vamos para a parte de cima. Fixe uma ponta da renda com fita dupla-face atrás do porta-retrato, posicionando a borda reta da renda rente à borda do porta-retrato. Coloque 2 pedacinhos estreitos de fita dupla-face na parte de cima do porta-retrato, rentes à borda, para ajudar a prender a renda. Faça um corte de 1/4 na flor e um corte de 1/2 na moldura de chipboard (acabei cortando um pouco mais a minha moldura do que aparece na foto) para que possam ser coladas sem atrapalhar a colocação da tampa traseira. Cole-os no canto esquerdo em cima, por trás do porta-retrato. Eles irão aparecer na frente, como mostra a foto. Pegue a nuvenzinha bege pequena e faça um corte reto com a tesoura. Cole-a no canto direito do vidro, em cima, e cole as outras nuvens perto dela, mas na moldura. usando fita banana na nuvem maior.


Para terminar, é só colocar as borboletas, que já estão com fita banana, e as pérolas nos miolos das florzinhas como aqui na foto.
               
Espero que gostem!
Beijocas,
Bi Medeiros