domingo, 19 de julho de 2009

Como nasce uma página? - por Kátia Heringer

Cada uma de nós devemos ter uma resposta pra essa pergunta. Algumas acham mais fácil começar por um sketch pré-determinado. Outras não conseguem seguir esquemas e começam meio que do nada. Algumas criam suas páginas à partir das fotos, assim como o título e tudo o mais e outras criam suas páginas à partir de uma combinação harmoniosa de elementos, idéias e as fotos entram pra dar sentido àquilo tudo.
Enfim, seja qual for a sua forma de “começar”, o que importa é o prazer que isso nos dá, não é mesmo?
Então, vou mostrar pra vocês o meu processo de criação, que não segue regras e nem um processo de começo, meio e fim. Não começo a criar sabendo exatamente como quero que minha página fique. Nunca. Eu simplesmente não consigo. Mas isso é uma coisa minha. Então, vou mostrar pra vocês como foi que fiz essa página aí em baixo – Doce Menina. Não darei medida de nada, só mostrarei como ela foi feita, ok!

Fiz várias páginas com o kiss de junho - Love Me Do durante o mês, mas tinham papéis inteiros, lindos, ali, sobrando e olhando pra mim. Peguei minha caixa, recortei a árvore do papel Real Love.

e cortei um retângulo do papel All My Loving e em um dos lados maiores fiz picotes com a tesoura.
Depois (não usem tesoura bacana pra fazer isso...peguem uma tesoura velha qualquer), com a lâmina da tesoura fui raspando os picotes pra quebrar as fibras do papel e ele enrolar.


Com os dedos, enrolei um pouco mais e com a unha (sorry, a minha vive detonada, usem a tesoura) levantei um pouco as bordas do papel.
Ela ficou assim. Depois molhei e amassei a parte de baixo, só pra fazer uma graça e dar volume a algum elemento que eu colocasse sobre esse tapete. Escolhi uma frase do papel Words of Love e recorte em tira.
Achei um retalho do papel It´s Only Love e resolvi usá-lo. Distressei as bordas com a tesoura, novamente usando uma tesourinha velha que eu tenho.
Aí, pensei que seu eu a cortasse ao meio, poderia colocar uma tira em cima e outra em baixo de algum elemento e assim dar impressão de que tem um papel grande por baixo.
Tinha um retalho também de papel crepom dando sopa pelas minhas coisas. Peguei esse retalho, amassei sem ter nem noção como eu o usaria em meu LO.


Pensei que eu um papel de escuro ou estampado eu poderia usá-lo como um tapete neutro. Aliás, tinha um papel escuro ainda inteiro, o She loves You. Se eu o usasse como background ficaria perfeito. E foi o que eu fiz. Sem ainda colar nada, peguei os elementos que eu já tinha decidido usar na página e posicionei sobre o crepom de várias formas, até decidir como eu queria que elas ficassem.
Aí sim comecei a colar. Colei também uma toalhinha rendada de papel em formato de coração que veio no Kiss e, já pensando em usar uma foto pequena sobre esse coração, eu o colei também.
Em algumas fotos que tenho guardadas, algumas já recortadas, achei essa de close da Sofia, compenetrada, pintando com sua aquarela. Nada interrompia sua concentração. Eu já fiz um LO com fotos desse dia, então usei essa sem nenhuma referência a esse momento.
Pra destacá-la colei um tapete branco embaixo da foto pra formar uma borda e colei com fita banana sobre a toalha de papel rendada de coração.
Colei uma tagzinha abaixo da foto (acho que veio em outro Kiss, não me lembro) uma tirinha de papel kraft de ondinhas abaixo da árvore.
Quis fazer uma graça (estou numa fase laço) com um cordãozinho encerado rosa, então, furei com o agulhão na beirada de 2 elementos da página para dar a impressão de prendê-los, passei o cordão pelos furos e amarrei.
Acrescentei a frase recortada na base da árvore.
E também o título com um alfabeto da Thickers, lindo, com gliter...
Olha só o todo. Achei que faltava algo pra ficar mais harmoniosa minha página. Não queria acrescentar mais elementos, porque acho que a página tem que ter um respiro.

A solução que encontrei foi acrescentar mais 2 retalhos de crepom pra aumentar a base neutra da página.
Pra finalizar, dei uma rasgadinha no topo da página, molhei um pouquinho e enrolei usando o cabo do pincel, como a Déa me ensinou.


Por baixo, um pedaço do mesmo papel utilizado em cima pra não poluir mais a página, só acrescentar um detalhezinho mesmo.



Tá aí a página finalizada. Não tem nada demais nela. Nenhuma técnica nova, nada inovador, mas foi uma delícia passar algumas horas me divertindo fazendo scrap e fotografando pra mostrar pra vocês depois.

Espero que tenham gostado de compartilhar esse momento comigo...

Beijos...

26 comentários:

  1. Uau, Kátia. Mesmo sem técnicas inovadoras é sempre bom saber o processo criativo de cada uma. Eu tb começo do nada, sem skcetch, sem idéia alguma, somente pela foto. Depois o resto é ir tentando o que fica melhor. Isso pra mim demooooora...
    E sua página tá linda como sempre.Obrigada por partilhar conosco!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada. Seu texto é quase poético, transmitindo não só o PAP da criação, mas o prazer que você tem de fazer scrap. Isso ficou muito claro e achei fantástico! Ah! A página, é claro, está muito linda!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Ficou perfeita, amei tudo ...do começo ao fim!
    Lindos de morrer estes papéis.
    Bjks
    Thais Ceschin

    ResponderExcluir
  4. ficou perfeita.. amei cada detalhe, a finalização, tudo! parabens!

    ResponderExcluir
  5. Achei fantástico a forma com que você nos mostrou um processo de criação...é como se a criatividade brotasse a cada material que você visualiza. Se eu nao visualizar vários materiais, tenho dificuldade de criar a página!
    Amei...obrigada!!!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Kátia,

    Adorei o modo como você descreveu o processo de criação. E o melhor é que você buscou dentro do que você já tinha. Nota dez para reaproveitamento.
    Obrigada por compartilhar!!!

    Bjk.

    ResponderExcluir
  7. Afff Kátia... Adooorreiieieieie !
    Vamos ver se consigo liftar !

    ResponderExcluir
  8. Adorei Kátia!!! A página e a história dela...
    Mesmo com sketch nunca consigo fazer a página como pensei inicialmente. Sempre coloco uma coisa aqui outra ali e no fim o resultado é outro...

    ResponderExcluir
  9. AMEI,AMEI E AMEI MUITO!!!
    Ficou lindo, e como disseram o seu texto ficou poetico, uma delícia de ler e acompanhar. parabéns, amiga! Beijokas,

    ResponderExcluir
  10. Nossa Kátia! Vc é show, amiga! bjs

    ResponderExcluir
  11. Adorei a forma como vc fez , lindo lo. Parabéns pelo PAP.

    ResponderExcluir
  12. Ai ... que tudo ficou isso ... só vc mesmo!!! Parece até simples fazer scrap ... rs ... Amei total!!! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei acompanhar seu trabalho. Incrívrl como as coisas fluem... comigo ainda não é bem assim, mas chego lá!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  14. Kátia, tô viciada no seu espacinho... sempre passo por aqui! Seu trabalho é um luxo! Que delícia de página... acho que vou liftar! Deixo depois qui meu link pra vc aprovar! Bjocas!

    ResponderExcluir
  15. Ameeeeeeeeeeeei!!! que página perfeitaaaa!!!!
    Bjus...

    ResponderExcluir
  16. Amei, amiga, amei de paixão o artigo! tudo de bom! E o LO, show como sempre!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Amei tudoooo!!!Quanta criatividade!!!Seu LO ficou perfeito!!!Adorei as dicas ,os papéis,a foto....maravilhoso!!!!Agente não se conhece,moro em Porangatu-Goiás sou amiga da Gicely e da Alê em Recife e estoou apaixonada nos pápeis e principalmente nos seus trabalhos!!!Parabéns!!!Bju

    ResponderExcluir
  18. Compartilhar - esta é a palavra mágica. As vezes nem damos tanta importância a nosso trabalho ou ao que fazemos, pois achamos cotidiano e desnecessário, porém para outros é uma grande novidade. Para mim foi assim, observar você fazendo o seu trabalho. Amei! Muitas coisas eu não faço e nem uso e agora poderei me inspirar.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  19. Oi Kátia, eu adoro PAPs... adoro fazer e adoro ver o que as outras meninas fazem também, acabamos sempre aprendendo algo novo né...
    Adorei o seu PAP, os papeis e tudo que vc usou...
    Ficou muito harmonioso e o efeito final ficou com aparencia de um LO super planejado...
    Obrigada por dividir as dicas conosco, um beijos com carinho.
    Consuelo.

    ResponderExcluir
  20. Adorei o artigo, Kátia! De fato para o scrap a regra é não ter regras, não é mesmo?
    Beijo, Mari Correia

    ResponderExcluir
  21. Passei novamente pra dizer que como esse blog é um luxo, dediquei um selo pra vcs!!! Suuper bjs!

    ResponderExcluir
  22. está fantástica e até parece fácil :P

    ResponderExcluir