terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como fotografar uma página de Scrap

Amores, estamos fazendo lá no SD um Desafio com as Novatas, e lá comentei que ia ensiná-las a fotografar e postar as páginas. Mas sei que isso não é dúvida só das que chegam agora... rs..
Por isso, resolvi postar aqui um jeito bem simples de fotografar e editar nossas páginas.
Bora pro passo-a-passo?
(Vc pode clicar nas imagens pra visualizá-las num tamanho maior, ok?)
1. Coloque a página no chão. Essa é a melhor maneira de fotografar.
De preferência, fotografe-a num local claro - não necessariamente no sol, porque isso pode deixar a página estourada.
Não use o zoom, porque ele distorce as laterais da página. Selecione a função de detalhe (geralmente, o ícone das máquinas é uma florzinha) e abaixe até encaixar a imagem da página dentro do visor. Ela deve ficar centralizada.


2. Encaixe sua página no visor da máquina e veja se ela está quadradinha. Se ela estiver parecendo um losango, provavelmente sua mão está torta. Tente coloca-la num ângulo de 90º.

3. Depois de baixar a imagem pro computador, clique com o botão direito sobre o arquivo e em Abrir Como, procure um site de edição de fotos. Eu uso o Picasa, que vc pode baixar na internet e é de graça. Se vc não tem, pode usar o Microsoft Office Picture Manager, que já vem no pacote básico do Office. 

4. No Picasa (ou no seu programa preferido - tem também o Picnik) vc abre a imagem e procura a ferramenta de corte. A facilidade do Picasa é que há uma opção para cortar um Quadrado, o que facilita muito a nossa vida. Aí é simples. Com o mouse, contorne a imagem mantendo o botão esquerdo apertado e ele já vai contornar a imagem, aí é só vc ir encaixando, puxando mais pra direita ou esquerda. Clique em Aplicar, pra que a alteração seja feita. 

Aí é só salvar a imagem lá em Arquivo > Salvar Como 

 5.  O problema do Picasa é que ele não diminui o tamanho da imagem. Por isso, depois que recorto a imagem, uso outro programa, o Microsoft Office Picture Manager, que é bem simples. Vou lá no arquivo, clico com o botão direito e em Abrir Como, escolho o Manager. 

6. Clico em Editar Imagens 

7. E na lateral, clico em Compactar Imagens, o último ícone na lateral direita. Ele vai abrir uma nova lateral, onde vc tem opções de Não Compactar, Documentos, Páginas de Web e Email. Clique em Documentos, e ele vai baixar a resolução da imagem. Como no SD nós só podemos subir imagens com até 200k, essa opção de Documentos atende muito bem, pq costuma baixar as imagens pra +- 150k. Mas ó, isso se sua imagem inicial tiver entre 1Mb e 2Mb. 

E só. Aqui a página finalizada. Recortadinha e já no tamanho pra entrar no site. 

Fácil, né?
Amanhã tem PAP de como postar na Galeria! Não percam.

bjs,

7 comentários:

  1. Legal Cá, eu dou uma retocadinha no brilho e contraste tambem, ahahah...tipo, photoshop do Scrap, só pra dar uma vida...mas nada q possa distorcer as cores..senao fica muito articial.
    No picasa tem como diminuir o tamanho sim. Depois de tudo pronto, vá em Exportar e clica em tamanho da imagem...ai vc Redimensiona...pra caber no ScrapDiary, q ate 200 k eu geralmente coloco 640 pixels
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Uia! Não sabia disso. Ótimo! Vou bem testar isso hj.
    Eu não falei de brilho, correção de cor pq o intuito é q saibamos postar primeiro. Corrigir as imperfeições já é passo pra expert! hahahah

    ResponderExcluir
  3. Aiê! Testei e funcionou!! Ai q lindo! Meninas, então vcs podem usar tudo do Picasa, ok? Depois de recortar, abram Arquivo>Exportar e escolham resolução de 640 pixels!! Amei.
    Thatê, thank uuuuu

    ResponderExcluir
  4. Super legal a dica Cá
    só semana passada eu consegui fotografar direitinho minhas paginas, e de acordo com as dicas de uma amiga...que ensinou como vc ai no PAP
    valeu msm!
    bjkass
    Leila

    ResponderExcluir
  5. Adorei as super dicas!!!!Vou testar e conto aqui!!!

    Beijokas*

    ResponderExcluir
  6. Uau...que dica legal!!!rs...até rimou!Muito bom mesmo...tenho a maior dificuldade em fotografar meus projetos...valeu,Cá!
    Bjs
    Marlei

    ResponderExcluir
  7. Adorei o pap teacher, mas eu já sabia que dava pra redimensionar..heheh teacher também aprende né?! Beijos Mil
    Ps: O lo tá emocionante com este verso. Simplemente amei...

    ResponderExcluir