quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sketch no Processo Criativo do Scrap

O artigo de hoje é sobre o sketch, modelo versátil e muito utilizado como inspiração na produção do scrapbooking. O sketch nada mais é que um exercício descompromissado do desenho, ou seja, um desenho livre, um modelo, uma forma de estudo preliminar da composição antes do produto final, que pode ser uma página, um cartão, um mini-álbum, etc. Apesar de o sketch ter surgido das artes, você não precisa ser um artista para fazê-lo!
É importante para essa prática ter um caderno ou bloco de anotações, assim você poderá desenhar em qualquer lugar, quando tiver vontade ou quando ver algo interessante. Os moleskines também são uma ótima opção! Para iniciantes ou pessoas com dificuldades no desenho aconselha-se um caderno com folhas milimetradas (quadriculadas). O material para o desenho pode ser aquele que você tem e se familiariza mais: caneta, lápis, pincel, nanquim, tinteiro, etc. Outro ponto importante é a organização desses sketches. Se você for salvar no seu computador ou guardá-los em casa, coloque-os em uma ordem que facilite a busca, podendo ser: pelo número de fotos, pelo estilo de layout, por autor, por data, etc.

Como usar ou fazer um sketch? Existem inúmeras maneiras e técnicas, conheça algumas:

I. Layout a partir de um Sketch
Fazer uma página a partir de um sketch pronto é uma das formas de inspiração mais utilizadas pelas scrappers de todo o mundo. Inclusive existem inúmeros sites que se especializaram neste seguimento e publicam sketches diariamente. Neste caso você escolhe o sketch que mais lhe agradar e cria uma página inspirada nele com o material que você tem disponível:
Esses dois sketches foram criados por Marcela Branco, que é bastante criativa e didática em seus sketches. Para usar um sketch você pode fazer variações de acordo com sua necessidade (rotacionar ou esticar o layout, mudar alguma coisa de lugar, diminuir ou aumentar o número de fotos e elementos, etc.), nesses casos eles foram girados e adaptados. Lembre-se que o sketch é apenas um modelo para inspiração, não prenda sua criação às limitações que ele apresenta, se precisar faça quantas alterações precisar!

II. Sketch a partir de Editoriais
Editoriais, revistas, jornais, livros, cartazes, outdoors, páginas da internet, obras de arte e design, entre outros, são excelentes fontes de inspiração. Confira como podem ser usados:
Esse editorial foi retirado do site do Jacques Farel, um grande especialista em editoriais! O layout do editorial foi utilizado como sketch para a elaboração desse layout, e o que mais chama a atenção nele são os formatos circulares das figuras e a sobreposição das mesmas.

III. Sketch a partir de uma Página Digital
Com o surgimento do Scrap Digital e do Scrap Híbrido, inúmeras galerias digitais foram criadas na internet para a exposição desses trabalhos, e essas galerias são ótimas fontes! Procure nelas uma página digital que lhe chame atenção e utilize-a como sketch para a criação de uma nova página:
Essas páginas digitais foram encontradas na Galeria Standouts, a partir delas originaram-se duas novas páginas, agora utilizando o scrap tradicional, com pequenas alterações nas composições originais. Observe que esses layouts digitais possuem elementos e layouts bastante equilibrados, e nas páginas criadas com base neles buscou-se o mesmo equilíbrio, ou seja, “pesos” visuais semelhantes.

IV. Sketch a partir de uma Página pronta
Fazer um sketch a partir de uma página pronta é uma forma de aprender a harmonizar e compor layouts com seus elementos básicos, e é um ótimo exercício para quem está começando a fazer scrap. Veja como fazê-lo:
Primeiramente escolha uma página que lhe agrade em termos de layout e composição. Pode ser uma página das galerias da internet, das revistas ou do seu próprio álbum. Geralmente a escolha leva em consideração a quantidade de fotos que você irá usar e os papéis e elementos que você tem em mãos, mas isso não é regra.
Olhando atentamente a página escolhida, tente fazer um esboço do layout. Não precisa usar régua nem medidas certas, o ideal é ter esses elementos proporcionais ao que você está vendo. Comece esboçando os elementos principais do layout: fotos, textos e título.
Finalize o sketch desenhando os elementos complementares: figuras, adesivos, botões, fitas etc. Lembre-se que esse é um desenho livre, não há necessidade de detalhar esses elementos, o importante é localizá-los no layout. Veja algumas variações rotacionando o sketch criado:
Agora veja alguns layouts elaborados a partir desse sketch e suas variações:
Observe que na primeira página foi utilizado o layout do sketch original, entretanto ele sofreu algumas pequenas alterações, como a adição de alguns elementos e textos ao longo do layout. Já na segunda página o sketch foi rotacionado e também adaptado a necessidade do tema. Um das vantagens de usar o sketch a partir de uma página pronta é que você faz o desenho e depois se inspira apenas nele, não mais na página que o originou. Ou seja, você não fica preso aos elementos, cores e papéis que foram usados na original e fica livre para utilizar os materiais que tem em casa.

V. Sketch a partir de uma Coleção de Papéis
Essa modalidade de sketch é bem recente e vem sendo praticada por muitas scrappers, além de ser uma ótima maneira para não desperdiça seu material! Funciona da seguinte forma: você compra uma coleção de papéis coordenados e cria um sketch a partir deles. Isso significa que você irá desenhar o sketch com as imagens e estampas que existe no seu material, estudando a melhor forma de usá-los antes de recortar e montar. Veja os exemplos abaixo:
A partir de 3 folhas da coleção “Vogue” da Upsy Daisy foram criados dois sketches e depois escolhido aquele em que o material e a fotografia escolhidos encaixaram-se melhor no contexto do layout.
Nesse caso foi utilizada a coleção “Under the Sea” do Scrapdiary, entretanto os demais papéis da coleção já haviam sido usados em outros trabalhos, ficando disponíveis apenas alguns retalhos e a folha “Dolphins” inteira, como pode ser observado na primeira imagem. A partir desses materiais que restaram foram criados dois sketches de estudo e depois escolhido o que se adaptou melhor a fotografia. Existem inúmeras possibilidades, quantos mais sketches você fizer melhor será o resultado!

Aproveitando essas dicas, foram elaborados mais dois sketches com as coleções mais recentes do Scrapdiary para você exercitar em casa:

Esse sketch foi elaborado para a coleção “Garden” (por Marcela Branco) do Scrapdiary.


Já esse sketch é para a coleção “Baby” (por Luzinha) do Scrapdiary.

Mãos a obra... Pratique bastante e sucesso com seus sketches!

35 comentários:

  1. Afffeeeee mil vezes!! Arrasou no artigo!! Eu preciso organizar muito meus sketches. Eu pego qualquer papel que está na minha frente e desenho. Tenho vários caderinhos e tals, mas um fica em casa, o outra na mesa do trabalho, o outro dentro da bolsa, outros são folhas de sulfites que eu aproveito o verso...enfim, uma zona. Mas é raro eu usar o mesmo sketches pra vários los. Vou tentar enxergar melhor por meio da sua dica! Valeu, Na! E parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia!!!!! Sabia que seu artigo ia ser assim, fantástico!!!!! Adorei as dicas! Não costumo desenhar sketches, mas costumo usar muito!!!! Adorei suas dicas! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Naydaaaaaaa!!
    Arrasou no artigo!! Amei, amei!!!
    Não costumo desenhar sketches e nem ter uma organização assim, vou começar a me organizar!!
    Obrigada e Parabéns!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu também adoro um sketch Nayda!!!
    Parabéns pelo artigo, ficou muito legal!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei Nayda!!! estou entrando nesse mundo dos sketches agora e tô amando... mas como a Regiane, ainda não tinha me organizado... vou fazer uma "moleskine" só pra isso e deixar na minha bolsa... outro dia mesmo desenhei dois deles em uma folha de papel e é claro que eu já perdi!!!! beijo e muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  6. Parabens pelo artigo!!!
    já estou com vergonha de postar o meu
    kkkkk
    bjssss

    ResponderExcluir
  7. Nayda, amei seu artigo!! Adoro sketch e nunca é demais ler sobre o assunto!!
    Gostei muito como ilustrou seu texto e sugeriu várias ideias!
    Parabéns!! Boa sorte!!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Artigo maravilhoso!
    Meus sketchs estão perdidos por ai.
    No computador até estão arrumados... mas os desenhados....
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal Nayda!
    Sempre foi um exercício e tanto fazer LOs em cima de sketchs para a ScrapMe. Adorava.
    Sabe que quase nunca faço ou sigo sketchs, mas acho que eles ficam na nossa mente através de outras páginas mesmo... adorei a dica de guardar os nossos em caderno e criar a partir deles.
    Parabéns!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Perfeito esse artigo!! Adorei , super bem explicado. Eu faço sketches para criar meus LOs e todas essas possibilidades de criação me deixou com mais vontade de desenhar!!!! Tudo de bom!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Nayda, seu artigo ficou simplesmente FANTÁSTICO!! Parabéns...

    ResponderExcluir
  12. Que presente maravilhoso o seu artigo! Adorei a condução dele a partir do sketch em si para formas mais elaboradas de se pensar com sketches. E amei especialmente a forma como você mostrou a elaboração do sketch a partir das coleções de papéis. Parabéns e obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nayda, adorei seu artigo e todas as dicas preciosas... vou começar hoje mesmo a exercitar. bjo e obrigada!!!! Paty Junqueira

    ResponderExcluir
  14. Arrasou, Nayda, como sempre! Parabens! Sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Nay! Perfeito...
    Desde sempre amo sketch, tenho uma pasta no pc especifica e tenho meu moleskine...
    Esse tema foi uma ótima escolha e esse artigo ficou fantástico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Nayda,
    Adorei o artigo e as mil dicas que vc deu pra se trabalhar com os sketches...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  17. Nayda!!
    Menina, que artigo MARAVILHOSO!!!!!!!!
    Acho que nunca tinha lido um artigo tão interessante sobre sketches!
    Realmente PARABÉNS! Estou impressionada com vc!
    Parabéns mesmo!

    Bjsss e muito boa sorte!
    Sueli Mitiko Yano Suga

    ResponderExcluir
  18. parabens , amei nunca tinha pensado por esse angulo os sketches

    ResponderExcluir
  19. Arrasou...
    Esse artigo está tudo de bom... amei!
    Uso muito sketch dos outros; não costumo desenhar, mas com essas dicas vou tentar!
    beijoooo e sucesso!

    ResponderExcluir
  20. Adorei o artigo!!
    Nunca tinha pensado nas várias possibilidades!!!

    BJs

    ResponderExcluir
  21. Que legal, eu como scrapper digital utilizo muitos templates
    e sempre acabo mudando algumas coisas, mas na hora de usar os stecks parece que travo
    e acaba ficando +- a mesma cara, mas vou tentar seguir as dicas, ate mesmo com os templates

    ResponderExcluir
  22. Nayda, seu artigo ficou maravilhoso. Tudo muito explicadinho e didático....sem contar esses seus Los maravilhosos,né? Parabéns! bjos
    Mérys

    ResponderExcluir
  23. Nayda,
    adorei o artigo, todas as páginas e muitas idéias ...
    Parabéns !!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Nossa, que aula de scketch foi para mim!Adorei o artigo e vou aproveitar bastante as dicas!!
    Parabéns, vc foi super didática.
    OBrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  25. Ameio artigo super explicadinho, eu amo skethe ele sempre me ajuda.Aproveito bastante nas minhas páginas e vou aproveitar suasdicas com certeza. Parabéns , sucesso total.
    Show!

    ResponderExcluir
  26. Não curto muito sketch nem lift, gosto de criar livremente. Mas fazer LOs para os desafios tem me feito flexibilizar... Com este artigo então, os sketches terão muito mais chances comigo...rs...
    Parabéns, Nayda, YOU ROCK!! Bjs

    ResponderExcluir
  27. Nossa que artigo legal! Super bem escrito e com riqueza de detalhes, amei!
    Adoro Sketch e o artigo ficou fantástico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. PÁÁÁÁÁÁRA tudooooo...Nayda minha queridaaaa...será que posso chama-la de SCRAPPER NERD?! Nossa...o artigo mais perfeito sobre sketches que eu já vi e li! Arrasou!!! Parabéns!!!! xoxoxo

    PS....como é que vc faz estes Sketches genteeee???

    ResponderExcluir
  29. Adorei!
    Incrivel seu artigo, muito didatico!
    Eu só a maior fã de sketches e adoro desenhar!
    Vou fazer um ta?
    bjs

    ResponderExcluir
  30. Nayda, que artigo fantástico. Parabéns!
    Eu sou sketch maníaca e adorei tudo por aqui. Super beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  31. Oi Nayda, eu ameiiii!!!! Super bem escrita e com vários exemplos. Eu adoro um sketch! Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Ai, já te elogiei tanto por esse artigo, mas não tinha deixado nada aqui!
    Pois então...

    Acho que se eu tivesse que escolher os assuntos que mais gosto no scrapper, sketch possivelmente estaria entre os 3 tops!

    E ler tanta dica que eu não sabia ou que nunca tinha reparado foi muito bom!

    Isso que eu chamo de se doar a um trabalho!
    O artigo ficou MARAVILHOSO!
    Gostosíssimo de ler e deixa a vontade de sair daqui correndo pra criar criar e criar!

    E a pessoa ainda faz sketch com o Kiss, como lidar?
    Ficou (ai, não sei mais que palavras usar hahahaha) PERFEITO!

    Nay, minha flor, acho que todo mundo já sabe da admiração que tenho por tudo que você faz!
    Sou fã e pronto!

    Um xero bem grandão e boa sorte!

    Cela

    ResponderExcluir