sexta-feira, 27 de maio de 2011

TRANSPARÊNCIAS: usos e abusos!


Que tal falarmos sobre o uso de transparência caseira no Scrap???
A transparência é um produto muito legal, com mil e uma utilidades, mas que quase não tenho visto por aí... Vamos voltar nossa atenção para elas?

Uma excelente opção para o scrap, a transparência é muito mais barata que o acetato e pode ser utilizada de várias maneiras diferentes, enriquecendo e diferenciando o seu projeto. Você pode utilizá-la para impressão de textos, produção de detalhes como doodles e enfeites, impressão de fotos e muito mais. Em geral, pode ser encontrada em papelarias comuns no tamanho A4.
Vou mostrar a vocês como confeccionar uma flor linda, feita a mão e costurada a máquina, utilizando transparência comum mas aplicando a ela um efeito de marmorização. Isso mesmo!

Fazer marmorização da transparência é uma forma fácil, barata, diferente e divertida de enfeitar os seus projetos, conseguindo um pouco (ou bastante!) de cor, mas ainda permitindo que não se perca a transparência do acetato.
Eu simplesmente amei o resultado!

Para o trabalho com tintas é preciso escolher as transparências que permitam impressão a jato de tinta (transparência para ink-jet), pois as transparências destinadas a copiadoras ou impressão a laser não seguram a tinta. Fiquei bem feliz com o experimento porque deu super certo, as flores ficaram fofas e com um volume incrível!!!
 Sigo com algumas dicas e variações para o uso da transparência que vamos criar juntos :-)

Vamos lá?

Material necessário:
- Tinta a base de álcool ou pigmento a base de álcool (vem o pó para ser diluído em álcool) nas cores amarelo, verde, rosa e azul.
- álcool líquido.
- borrifador
- transparência ink-jet
- tesoura
- glue dots ou relevo incolor
- máquina de costura

Utilizei uma tinta pronta, para efeito marmorizado, da marca Aquarela Brasil.
É uma tinta bem legal pois proporciona um efeito surpreendente, além de ter uma secagem super rápida!
Essas tintas e pigmentos podem ser encontrados em lojas de artesanato ou papelarias. São uma boa alternativa para o uso das tintas Ranger, que nem sempre temos facilidade de encontrá-las por aqui, além do preço ser bem mais acessível.

Está chegando ao mercado o Splendour, uma tinta a base de álcool da True Colors, mas como eu ainda não consegui encontrar por aqui, não pude experimentar seu uso na transparência. Vi o produto na Feira Scrap e Arte em Brasília e acho que vale a pena conferir após o lançamento, pois elas têm um brilho incrível!
Aplique a tinta com o auxílio de um borrifador, que facilita a aplicação e proporciona um efeito "aerado" à pintura. Forre uma base com jornal ou papelão e posicione sua transparência sobre ele.
Faça uma primeira aplicação de tinta na cor escolhida, lembrando que a tinta deve ser aplicada na face da transparência destinada à impressão, ou seja, na face mais rugosa. Em seguida aplique outra camada de tinta, dessa vez de uma cor diferente. Aqui eu apliquei tintas nas cores rosa e azul.
Decidi então procurar fazer uma mesclagem entre as duas cores e para isso, borrifei álcool puro na página. Você pode variar as cores e combinações.
Aqui as transparências em tons de amarelo e verde.
Agora é só esperar secar e pronto. Sua transparência já pode ser utilizada em vários projetos!!!
Só que agora linda e com uma aparência marmorizada.

Vamos à confecção da flor?

Passo a passo:

Recorte, na transparência amarela, três círculos de tamanhos semelhantes. Você pode cortar à mão livre ou utilizar qualquer base como molde. Eu usei um copo de café do MacDonalds pois o tamanho era perfeito para o que eu queria! rsss
Amasse os círculos nas mãos para dar mais volume ao acetato.Costure uma espiral nos círculos, iniciando pelo centro e terminando na borda. Lembre de fazer uma costura “para trás” (revés) na conclusão da costura para que ela não solte depois de pronta.Pegue a transparência verde e faça uma costura simulando uma folha. Eu iniciei pela base da folha, subi costurando por uma lateral e desci pela outra, finalizando pelo centro da folha e fazendo uma costura de revés até a base da folha para finalizar.
Cole as três camadas de círculos, uma sobre a outra. Cole a folha verde em uma camada intermediária da flor. Eu usei glue dots para colagem mas pode ser utilizado relevo incolor, aguardando o tempo de secagem do adesivo.
Finalize com uma bailarina prendendo todas as camadas.
Pronto! Elas não ficam lindas?
Agora aplique onde quiser!!! Que tal fazer uns cartões bem legais?

Aproveitando a ideia de unir costura e transparência, experimentei aplicá-la diretamente ao LO, criando um efeito de “abertura” no trabalho.

Vejam como fica bem legal!

Adorei a sensação de passagem de luz pelo LO, criado pelo papel rasgado sobreposto com a transparência marmorizada.

Outra sugestão para produção de flores com transparências marmorizadas é dar mais dimensão a elas com a ajuda do calor. Recorte flores na transparência já pintada. Já pensou em utilizar o furador do i-top para esse fim?

Caso você não tenha esse furador pode usar um molde circular ou mesmo cortar a mão livre e recortar as pétalas intermediárias, sem muita preocupação com os recortes.  Corte também círculos de tamanhos variados.

Em seguida monte as flores procurando variar os modelos. Você pode colar círculo com círculo, colar flor com circulo, circulo com flor, utilizar duas ou três camadas, tamanhos iguais ou tamanhos diferentes, enfim... Divirta-se fabricando flores!
Elas ficam bem diferentes umas das outras depois de prontas.
Para colar as folhas de transparência desse modelo de flor utilizei relevo incolor, mas é importante lembrar que a cola deve ser aplicada na face sem pintura, para que ela não descole a pintura do acetato.
Ainda é possível conseguirmos um detalhe diferente na sua flor fazendo apenas costura reta: pegue dois ou três círculos e faça duas costuras verticais cruzando no centro deles, desta forma as camadas já ficam unidas.
Você também pode costurar os círculos individualmente e depois unir as camadas com um brad, só pra dar um “charme” de costura à sua flor.Após a secagem da cola aplique o secador de emboss para “levantar” as bordas, entortar as folhas e produzir diferentes efeitos no acetato, bem no estilo Luzinha de ser!!!, que nos mostrou essa alternativa de aquecer o acetato utilizando um isqueiro láááá no Be my guest... Então vocês podem usar outras fontes de calor como uma vela, chapinha, etc.
Chamo a atenção para o risco de pegar fogo! Cuidado para não aquecer demais o acetato, ok?
Fiquei encantada com o efeito dessa tinta, pois em nenhum momento ela cedeu, escorreu ou saiu da transparência. Aderiu muito bem :-)Flores prontas, é hora de aplica-las aos seus projetos!Fiz um LO bem cute, repleto de flores cheias de volume e cor.

Dá para aplicar flores de papel no miolo das flores de transparência, ou ainda botões, brads, ilhós, etc.

Por último, fica ainda a sugestão de utilizar a transparência marmorizada como base para o seu LO.Não ficou lindo?

Aproveitei para fazer todos os trabalhos deste post utilizando o KISS GARDEN, desenhado pela Marcela Branco, que ficou lindo de viver!!! O KISS completo está disponível aqui.
Espero que vocês curtam todas as dicas e qualquer dúvida é só chamar que eu venho correndo responder.

bjks
Márcia Valêsca

26 comentários:

  1. Amei!!!! Nunca tinha pensado em usar transparências assim! Ficou muito lindo!

    ResponderExcluir
  2. Marcinha que tudo... E que idéia fantástica... Já sei o que vou testar esse final de semana...rsrsrs
    Bjs,
    Fabi

    ResponderExcluir
  3. Marcinha!!
    Que ótimo artigo!! Adorei!!
    Eu comprei um pacote de transparencia e usei só 1 vez!!
    Vou usar suas dicas para usar mais!!
    Obrigada!!
    Parabéns e Boa sorte!!
    Beijinhos
    Katinha

    ResponderExcluir
  4. Gentem isso aqui está demais, hein?! Parabéns Márcia pelo artigo! Ficou muuuito legal mesmo! Adorei! beijos

    ResponderExcluir
  5. Uau!!!
    Adorei Marcia! Ficou muiiiiiiiito legal mesmo!!
    Ponto para as transparencias!!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. UAU! Arrasou total Marcia!! PARABÉNS! Amei a criatividade!!
    Bjsss Sueli Suga

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, Marcinha! Essas dicas de material alternativo são uma mão na roda, pra quem, como eu, mora na "roça praia", onde não se acha nada específico para scrap.
    Seus LO´s e cartões ficaram lindos e as flores costuradinhas, um encanto!
    Parabéns pela matéria!
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcia! Ficou muito legal seu artigo... a idéia é ótima! Boa Sorte!!!! beijão,

    ResponderExcluir
  9. Maravilhoso, super informativo e inovador, esse efeito marmorizado fica show! e flores são sempre bem vindas,....... Parabéns Márcia ,excelente artigo , boa sorte..............
    bjosss

    ResponderExcluir
  10. Apaixonante, Márcia!!! Que efeito lindo as transparências trabalhadas dão aos projetos!!! Parabéns e beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Marcinha ficou um arraso, parabéns e boa sorte!
    Bjs
    Eliane

    ResponderExcluir
  12. Marcinha...
    A-R-R-A-S-O-U, Menina!!
    Adoro usar transparências de formas alternativas e suas dicas são preciosas!
    TFS!!
    Bjs, parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Artigo super legal! Parabéns!
    Los lindos!
    bj e boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, q artigo ótimo! Adorei a ideia de costurar a transparência! E os lo's estão lindos! Amei

    ResponderExcluir
  15. Que super dicas!
    Amo flores e adoro aprender novos modelos!
    Vou testar essas com certeza!
    Parabéns Márcia...
    beijoo

    ResponderExcluir
  16. Amei Marcinha , logo eu que amo flores, cores maravilhosas, arrasou, lindo demais. vou fazer com certeza. Sucesso total. Beijos mil.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns!
    Fazia tempo que não via algo novo de verdade!
    Adorei :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Sorriso de laço com o retorno de vocês :-)
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Marcinha...adorei seu artigo! Essas flores com costura ficaram demais! Preciso urgente tentar fazer! Essa que aquele eu sou meio topeira, certeza que vou me queimar! Mas ficaram lindas e sua explicação óoootema! Bjinhos

    ResponderExcluir
  20. Agora que o blogger voltou a funcionar.
    Eu precisava vir aqui lhe parabenizar pelo artigo! Ficou maravilhoso!
    Super explicadinho, didático e prático!
    Adorei!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Lindo, lindo, lindo.
    Brigadão pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. ammmmei as dicas!!! obrigada por compartilhar!
    bjsss mil
    Si

    ResponderExcluir