quarta-feira, 8 de junho de 2011

Manual de uso de tintas para estabanadas.

Tem gente que gosta, tem gente que gosta tanto que não consegue se imaginar usando tintas sem sair de um projeto toda respingada, com a mão coloridíssima. Eu acho o máximo...
nos outros!
Ah! E tem gente que é estabanada mesmo, e que se bobear acaba com as unhas cheias de tinta (e era uma vez uma unha bem pintada), a roupa (era uma vez uma roupa nova), e percebe que passou tinta até na parede (daí faz de conta que faz parte da decoração)! Então, mostrarei alguns jeitos de usar tinta, mas sem deixar seu scrapcanto com cara de galeria de arte abstrata!

Usar tintas nos LOs é pura questão de vício! Você usa uma, duas, três vezes,  e daqui a pouco tem que se policiar para não usar em absolutamente tudo!
Hoje temos no mercado várias marcas e embalagens diferentes que facilitam nossa vida na hora de aplicar a tinta nos projetos, como é o caso das tintas que já vem com a esponjinha, e os sprays...e os que a gente inventa, os meus preferidos!


Abençoado seja o ser que descobriu a facilidade de se passar tinta usando lenço umedecido para criar um efeito aquarelado! O planeta que me perdoe, pode não ser ecologicamente correto, mas é muito prático.



Seguindo essa linha de jeitos super-rápidos e sem muita lambança, nada te impede de misturar formas de aplicar a tinta. Nesse LO eu passei um pouco nas bordas usando o lenço umedecido e depois deslizei caninho do spray que causa o mesmo efeito aquarelado.



Os sprays podem ser usados para dar uma “sujadinha” no papel, ou usando um stencil ou máscara para ter um desenho específico. Se você aplicar o spray bem perto do papel a tinta fica concentrada em um espaço menor, e o resultado é um efeito escorrido. Basta duas borrifadas bem pertinho do papel e levantar a folha.


A tinta tem um tempo de secagem e o papel pode acabar torto (e no caso de você ser estabanada, pode até considerar a hipótese de acabar passando a mão bem em cima do lugar onde você acabou de aplicar a tinta).


Já se você quiser um aspecto mais pulverizado (como uma “nuvem”) precisa aplicar a tinta mais longe do papel. Neste caso, a área pintada será maior também (ou seja, mais lambança à vista!).
Que tal usar alguma coisa que provavelmente iria parar no lixo? Esses negativos de chipboard são super resistentes.



É, mas fazer isso na ponta do papel é garantia de que você vai sujar alguma coisa de tinta, nem que seja a placa de corte. Eis que entra em ação a coisa-mais-feia-do-mundo, mas que é muito útil!
Um estúdio para trabalhar com tintas ou popularmente conhecido aqui em casa como “A CAIXA”...ok, nome nada criativo, mas é isso que ela é: uma caixa de papelão cortada, grande o suficiente para caber uma página 12” X 12” e que você pode tranquilamente pintar um projeto e levar a caixa para outro lugar enquanto o projeto seca. É perfeita para usar spray sem se preocupar.  

Não sei se tem um nome específico (se alguém souber me fale please).
Você pode usar a tinta, também, como se fosse sua carimbeira, passando uma camada bem fina de tinta em uma plaquinha de EVA.com a ajuda do  pincel. O legal disso é que a tinta fica bem regular: por mais detalhado que seja o seu carimbo, ele ficará perfeito. É muito provável que você, neste caso, não sujará suas mãos.


Fazer um efeito de textura e depois da tinta seca carimbar por cima com stazón ou tinta acrílica preta também passada na plaquinha. Aqui eu usei uma telinha que veio no KISS e bati a tinta com uma esponjinha seca (dessas de lavar louça) e um pingo de nada de tinta.



Para fazer os círculos usei a própria embalagem da tinta...


(O círculo preto mostra a parte da embalagem que estará suja de tinta, é a parte de dentro, o que não deixa que a tinta grude na tampa. Você não precisa fazer nada para a tinta ser passada alí, é só destampar a embalagem, depois de cada “carimbada” é só fechar com a tampa e abrir novamente.)




Ser estabanada (adj. Desajeitado, desastrado) e adorar tintas são duas coisas que vivem lado a lado na minha vida.
Estabanadas unidas jamais serão vencidas! E para aquelas que não são tão estabanadas e conseguem não se sujar inteira da tinta...vocês existem mesmo? kkkk



13 comentários:

  1. Nossa! Super dicas, adorei, minhas amigas de crop sabem o quanto sou estabanada com as tintas rsrs. Show Tatty, PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. Tatty!!
    Que ótimo artigooo!
    Nossa amei!! Já imagina que vc iria falar de tintas e vc arrasa com elas !!
    Parabéns pelo artigo!!
    Boa sorte!
    Beijinhos
    Katinha

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas e sua forma divertida de escrever Tatty.
    Muito legal!

    ResponderExcluir
  4. Tatty adoorei, as dicas foram super legais e acho seu jeito divertido e prático de escrever tõa parecido comigo e isso fica mais próximo da gente, simples mortal... Amei!!!! Sucesso.Beijos te adoro lindona.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o que a Nina disse... Você sempre tão extrovertida deu um clima totalmente diferente na postagem, até pareceu fácil!HEUAHUEAHE

    ResponderExcluir
  6. Tatty, me senti conversando com vc!!! Adorei demais! Estou até sem adjetivos... muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Nossa me identifiquei totalmente com você... sou bastante estabanada!!!!! kkkkkk unha bonita e pintada?!?! só se for nas primeiras horas antes de eu me atrever a fazer algum LO com tinta.... até com carimbeira eu me borro, pode?!?!?! Adorei as dicas!!!!! E me senti que nem Suzana, conversando com você! Brigadão e boa sorte! bjs

    ResponderExcluir
  8. Tatty,
    Adoreiiiiiii!!! Ficou a sua cara. Alegre e descontraído e cheio de dicas bacanas!!!
    Bom trabalho garota!

    ResponderExcluir
  9. E para aquelas que não são tão estabanadas e conseguem não se sujar inteira da tinta...vocês existem mesmo? kkkk
    [2]

    Adorei as dicas, foi pros favoritos!

    ResponderExcluir
  10. Tatty, querida, sim, eu tb amo tintas e suas infinitas possibilidades! Adoro pintar aquarela com tinta própria e tb com distress ink, mas agora quando estiver 'morrendo de pressa' só para variar, vou experimentar os lencinhos umidecidos e depois te conto!
    Boa Sorte!
    Beijinho, Julia Sáddi

    ResponderExcluir
  11. Acho difícil não sujar pelo menos um pouquinho, mas vale a pena né?! Tinta é tudo de bom!
    bj

    ResponderExcluir