segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pasta ou massa de modelar: a riqueza mora nos detalhes!

Oi meninos e meninas!
Nós scrappers vivemos em constante busca por detalhes que façam a diferença em nossos projetos.
Com a chegada do free style, a gama infinita de materiais e técnicas alternativas foram aceitas criando total inovação no mundo do Scrap.
Então, vamos falar de detalhes?
Vou falar de dois materiais que existem há muito tempo, e que hoje acrescentam charme e requinte à nossa arte, o Scrapbooking, com a deliciosa lembrança de voltar ao Jardim da Infância, a pasta e a massa de modelar.
E é nesse sentido que eu convido: vamos modelar?

Pra começar, vou falar da pasta de modelar!
Vocês todas já devem ter usado ou pelo menos ter visto trabalhos com pasta de modelar por aí. Ultimamente muita gente tem gostado.
A pasta de modelar é um polímero acrílico idealizado para fazer relevo, texturas e efeitos em decapê em materiais como madeira, tela, papelão e mais recentemente em papéis de scrap. Bastante flexível e resistente, pode ser pintada com tintas acrílicas, aquarelas ou a óleo, além de interagir muito bem com outros materiais que utilizamos no scrap.

E muitas amigas me perguntam, qual a diferença do gesso acrílico para a pasta de modelar?
O gesso acrílico foi desenvolvido para ser usado como um primer, para regularizar as superfícies. Eu pesquisei em alguns fabricantes e testei com diversos materiais e cheguei a conclusão de que na verdade ambos são muito parecidos. De acordo com a explicação que eu recebi da Corfix, “a pasta para modelagem serve para texturas mais acentuadas enquanto o gesso acrílico serve para texturas mais delicadas”.

Entre as diferenças que percebi entre as duas, ao trabalharmos com papel, é que a pasta de modelagem seca muiiiito mais rápido; se mistura melhor com as tintas, criando cores uniformes; se adere perfeitamente bem ao canvas; se aquecida no emboss tem uma leve expansão, criando efeitos parecidos com os de uma cola puff só que com menos imperfeições; não forma bolinhas quando passada apenas para esconder a cor ou ao se trabalhar com materiais como jornais, revistas, folhas de livros; quando na textura, fica mais homogênea. Já o gesso é melhor quando usado para dar texturas em altereds de madeira, quando se quer uma textura mais grosseira como em papelão, ou quando se pretende um efeito do tipo pátina, pois interage melhor com a lixa.

Para as texturas em papel, eu tenho usado bastante a pasta de modelar com resultados excelentes! E é por isso que eu resolvi falar dela, a pasta de modelar, uma das minhas paixões do scrap.

No LO Oborê, usei pasta de modelar com jornal. Passei pasta de modelar na superfície do cardstock, depois colei o jornal sobre ela, esperei secar um pouco e fui puxando o jornal para dar uma aparência imperfeita mesmo. Nas bordas diluí um pouco da pasta em água (fica o must!) e coloquei um pouquinho de tinta da cor que eu queria e fui dando pinceladas por cima da pasta, criando esse efeito de cor desfocada nas bordas...


Já no LO Get Inspired, eu procurei ressaltar cores em fundo preto e usei a pasta de modelar de três maneiras:
Primeiro dei leves pinceladas no background e passei uma lixa de artesanato nº 180 para dar um efeito envelhecido, desgastado.
Depois usei a pasta de modelar misturada com a tinta a óleo, porque eu queria uma textura mais brilhante. Ficou tão legal, que vou dizer como fiz: peguei uma embalagem de pasta de dentes vazia, lavei, cortei o fundo e coloquei a mistura lá dentro, como se fosse aqueles apetrechos de decorar bolos, e fui colocando, dando essa impressão de bisnaga de tinta, que era o que eu pretendia retratar.
Por fim, misturei a pasta com a tinta acrílica roxa, mais escura, e fui trabalhando com ela com pincel, criando contrastes com o brilho da mistura com tinta a óleo. Eu achei que esse contraste de tinta a óleo com acrílica na pasta de modelagem da um resultado bem diferente e interessante.


 A pasta de modelar também vai muito bem com outros materiais de scrap, como eu disse anteriormente, e fica muito legal com o Bits Color.
Nesse LO My girl eu usei um negativo de chipboard de coração como molde, passei a pasta de modelar e joguei os bits por cima (não é o material indicado pela True Colors para uso do bits, mas acho que o final do trabalho fica mais homogêneo com a pasta) criando uma espécie de enfeite para levantar o background do LO.

Outro uso interessante com a pasta é o de textura raspada, como no LO covinhas. Chamo de textura raspada a que faço colocando a pasta no papel base e ir espalhando e juntando a massa com algum objeto reto. Eu uso uma carteirinha de convenio de saúde antiga ou então rasgo um pedaço de papel e vai com ele mesmo. Essa textura dá um relevo muito legal se usada com tintas respingadas depois de totalmente seco.


Nesse LO usei ainda um pouco de pasta diluída em água e misturada na tinta turquesa, espalhando também com alguma coisa reta. O resultado é um aspecto bem legal, do tipo envelhecido, mas num estilo happy.


Por último e não por fim, recomendo o uso da pasta de modelar com pó de vidro, gente um espetáculo de textura!
Nesse Lo My favorite smile eu misturei pasta de modelar com a tinta acrílica e depois ao pó de vidro da True Colours. Espalhei com um objeto reto (o cartão do plano de saúde antigo rsss) e com pincel, ao vivo é muito legal. Ela fica alta, caroquenta e com um pouco de brilho, mas sem ser aparecido demais, e além de tudo, diferente. Essa técnica fica muito bem também para imitar areia de praia...

Quem quer tentar? Garanto que o efeito é ótimo e combina bem com todos os estilos de scrap!

Por fim, eu convido todo mundo a voltarmos ao jardim de infância, porque o barato agora é colocar a mão na massa de modelar!

Gente, meu anjinho da guarda descobriu essa massa, e eu fui testar algumas de suas utilidades...
Apresento a vocês a massa de modelar DAS, que eu encontrei super barato na Kalunga.


Essa massa é uma cerâmica fria, similar a argila, mas muito mais limpa e fácil de trabalhar Seca ao ar em um tempo que pode variar de acordo com a temperatura (aqui em Brasília eu deixo de um dia para o outro). A textura é fina e homogênea, facilitando o seu alisamento.
Vejam essas modelagens que fiz só pra brincar com a massa:

Os trabalhos feitos ficam sólidos e resistentes e aceitam as mais diversas técnicas que utilizamos no scrap, como emboss (isso, ela pode ser esquentada, e o resultado é liiiindo!, olha essa nuvem metalizada), flocagem, pintura com Copic, carimbeira, lápis aquarelável e canetinha hidrocor, tintas acrílica, a óleo e aquarela... isso que eu testei até agora.



 Mas pra que modelar?

Eu acho lindo quando uma scrapper personaliza seus próprios enfeites, dando um toque do próprio estilo ao LO. Eu adoro botões, mas não acho quase nunca aqueles que eu amo ver na internet e nunca acho para comprar, como esses de nuvens ou um pirulito, e até mesmo alfabetos, quando eu preciso de algum diferente, para levantar o LO, e nem sempre os chipboards se adaptam para criar alguns efeitos, porque é sempre todo retinho e fica sempre tão igual ...
Agora ficou tudo mais fácil com essa massa, pelo menos pra mim que invento moda.
Vocês podem estar se perguntando sobre a massa de biscuit ou o fimo...
E qual a diferença dessa massa para o fimo e o biscuit? Gente, a massa de fimo e a de biscuit são um mega chatas e difíceis de preparar, e as que a gente compra as vezes são secas demais. Outra coisa é que elas não aceitam qualquer pintura, não podem ser aquecidas, e não aceitam alguns tipos de técnicas de scrap, como pintura com carimbos....
E que tal misturar a pasta e a massa?





A pasta está na textura, a massa nos botões de nuvens que eu amei de paixão, no pirulito e no alfabeto, que fiz usando aqueles gabaritos que a gente vai guardando em casa e nem utilizamos mais....
E então já se decidiram, pasta ou massa, quem vem comigo modelar???

Beijos
Paty Proença

23 comentários:

  1. Maravilhoso artigo!!!
    Demais!!!Fiquei morrendo de vontade de colocar a mao na massa!!!! ehehe
    bjosss

    ResponderExcluir
  2. CARAMBA! Que vontade de falar um palavrão hahaha
    Paty, que artigo maravilhoso!
    Aprendi MUITO!
    E a vontade de sair agora na madrugada pra comrar tudo isso e experimentar? Como faz?
    Parabéns, mil vezes!
    Ficou realmente muito bom!
    Boa sorte pra você também!

    Um xero
    Cela

    ResponderExcluir
  3. Paty, arrasou!!! Adorei a 'Dicona' e seus LOs exemplificando a técnica ficaram maravilhosos!!!
    Uso dessa massa há tempos. Desde que pediram na lista de materiais da Maricota, me deu um estalo! Sim, ela é ótima e eu também recomendo, aliás, acrescento: usar com moldes de fazer enfeites para bolos, porque daí a gente consegue fazer embellies delicados como arabescos, bordas rendandas e outros.
    E o preço, sim, super vale a pena mesmo, Patty.
    Mais uma vez, arrasou!!! Parabéns!!!
    Beijinho, Julia Sáddi

    ResponderExcluir
  4. Este artigo não ficou bom não....
    FICOU PERFEITO!
    Eu amei as dicas, achei cada uma melhor que a outra!
    Você arrasa querida! E vai longe!!
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Paty vc tbém arrasou!!!! Eu amei conhecer a diferenças desses materiais e suas possibilidades!!!!!! Parabéns pelo artigo!!!
    bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  6. Essa menina é um arrasoooooooooooooooooooooooooooooo só. Um luxo como diz Me Dias a cara da riqueza, nos detalhes então.

    bjkas

    ResponderExcluir
  7. Mas que feiticeira do artesanato é essa Paty!!! Dicas perfeitas e belíssimos exemplos, nunca tinha encontrado uma explicação tão bem esmiuçada sobre essas massas e por isso nunca tentei muita modelagem... Obrigada por compartilhar essas dicas tão valiosas e divertidas com a gente!!! Bjocas

    ResponderExcluir
  8. Paty... simplesmente sensacional!!! Amei... já tô até vendo eu e minha mãe no meio dessas massinhas... voltando pra época que ela era professora de jardim de infância... e eu que não sou nem um pouquinho free... e a idéia do botão de nuvens... estou speachless!!! Demais da conta!!! Parabéns!!! Boa sorte minha professora preferida!!! kkkk beijão,

    ResponderExcluir
  9. Que show amiga
    amei ameiiiii
    tb estou gostando de brincar com a pasta de modelagem...hehehe
    bjkass e parabéns!
    Leila

    ResponderExcluir
  10. arrasou querida....amei a idéia!!! Bjinhusss e boa sorte! Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  11. Ficou demais Paty!!!
    Adorei as suas dicas super vem demonstradas nos seus LOs lindos!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Que legal... adorei!
    Pra mim é novidade total, pois nunca usei pasta nos meus LO´s!
    Uma aula valiosa!
    beijooo

    ResponderExcluir
  13. A-R-R-A-S-O-U!!! Que artigo gostoso de ler e superinteressante. Nem precisa dizer que as páginas estão lindas!
    Parabéns e boa sorte!
    bjsss

    ResponderExcluir
  14. Que legal, eu sempre gostei de brincar com massinha e tb, me remete ao tempo de "tia" da Ed. Infantil. ainda hoje é um coisa que sempre compro e deixo no sítio pra bricar com os sobrinhos agora vou levar pra fazer arte com a minha mãe, juntas adoramos uma novidade. Excelente artigo, marravilhosa idéia. Parabéns. Sucesso!!

    ResponderExcluir
  15. Pai eterno! Que artigo bárbaro é esse bicha? ahahahaaaaa... Maravilhoso, precioso, uma aula de idéias fantásticas Dna Massinha! ahahahaaa..
    Amiga!
    Parabéns por sua competência, criatividade, alegria e amor ao Scrap! AMO SEU HAPPY eternamente!!!! Está magnífico! Seus LOS:
    SÃO ALERIA PURA!!!!

    BOA SORTE VC MERECE MUITO PARTICIPAR DE UM DT!

    BEIJOS NO CORAÇÃO!
    DRI.

    ResponderExcluir
  16. Nooooossa! Desculpa aí pra as outras concorrentes, mas seu artigo foi o melhor de todos!!!! AMEI!!!!!!
    XOXO

    ResponderExcluir
  17. Estou passando mal...
    Tinha um tempo que queria usar pasta de modelar, mas estava com preguiça de sair fazendo meleca sem nenhuma dica inicial...
    Este artigo super me estimulou a começar a melecar!
    Valeu, Patty!! Arrasou muitão!
    Amo seus LOs coloridos e cheios de vida! Bjs

    PS.: Estou com dó de quem vai ter que votar, pq os artigos estão fantásticos, as Meninas estão arrasando e cada uma contribuiu com seu melhor! SPD! Bjsss

    ResponderExcluir
  18. Paty,
    Amei o artigo...suas dicas foram ótimas!!!
    Suas páginas estão lindasss!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  19. Paty!
    QUe artigo bárbaro menina!
    Isso é uma aula de pós-graduação, fia!
    Arrasou nas explicações e nos exemplos.
    parabéns!
    Bjussssssssss

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde.
    Gostaria de saber se a tinta PVA pode ser mistura à pasta para modelagem, ou se a tinta tem que ser acrílica ou a óleo.
    Desde já, agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
  21. Retificando: ...se a tinta PVA pode ser misturada à pasta...

    ResponderExcluir
  22. Olá e a passa de modelar e resistente ao sol e a chuva cria fazer umas casinhas dos semarfes e por no jardim será que vai resistir e a tinta que posso colocar gostei do artigo, obrigada

    ResponderExcluir