segunda-feira, 18 de julho de 2011

Inspiration book, I-book ou só o meu caderninho de inspiração

Olá meninos e meninas!
E aqui vamos nós para a última etapa do concurso...parece um sonho para mim estar aqui...
Todas as pessoas que já me conhecem sabem que eu sou uma eterna curiosa, xereta de natureza, que gosta de pesquisar, inventar uma moda, fazer coisas diferentes e com a minha cara...
Quando eu vi a proposta para essa última etapa, o PAP, imediatamente pensei em sair de coisas mais comuns, como páginas e mini-álbuns e trazer alguma coisa legal para mostrar para vocês, e corri para pesquisar meu caderninho de inspiração, o meu i-book.
Como assim?
Então, é nesse caderninho, o i-book, que eu guardo meus recortes, sketches que pego por aí e os que desenho, detalhes e técnicas que aprendo com outras pessoas, na internet, em revistas de scrap...as páginas de revistas que arranco em consultórios médicos (com a devida autorização é claro, rsss, sou doida mas não jogo pedras...), detalhes legais que vejo em projetos de outras scrappers, pedaços de fitas, barbantes... fotos que eu revelo e pretendo usar um dia... na verdade tudo aquilo que me inspira de alguma forma vai pra dentro dele...
Assim, me decidi por técnicas, e estou aqui, abrindo meu i-book para vocês, venham comigo, vamos nos inspirar...

Como eu disse antes, no meu i-book eu registro muitas das coisas interessantes que eu aprendo para poder me inspirar nelas depois de um tempo e lembrar delas quando estiver fazendo meus trabalhos, como aqui:
Nesse espaço eu registrei algumas texturas que eu gosto e acho interessante no scrap, como aquela com pó de vidro que eu mostrei no meu artigo da segunda fase do concurso.
Nessa página eu preciso parar para mostrar para vocês, aqui tem alguns registros que eu acho muito legais, e que estão pedindo para ser mostrados.
E é daqui que eu tiro o meu primeiro pap.
Vamos lá?
Técnica: mixed mídia, art journaling
Eu me apaixonei por essa técnica assim que a vi pela primeira vez, andando pela net...
Pesquisei bastante e fui fazendo várias adaptações de materiais para poder usar nossos produtos nacionais, fui perguntando “prazamigas” que materiais usavam, fui testando substitutos, e cheguei até aqui.
Também fiz alguns testes, que para a minha felicidade deram super certo e a técnica deu um resultado muito melhor que a cola Mod Podge que as americanas usam para esse trabalho. Alguém conhece o CMC?
CMC é um pózinho usado pelas pessoas que fazem restauração e que quando preparado e misturado à nossa cola branca cascorez vira a melhor cola que já  usei para encadernação de todos os tempos.
Fiz esse pequeno passo a passo da encadernação para que vocês tentem perceber a textura dessa cola. E é incrível como ela não dá bolhas quando colamos o papel no papelão, e como a secagem é rápida...

Vamos ao preparo?

* Modo de preparo do CMC:
Adicione 1 colher de sopa de CMC a 500 ml de água. Misture bem. Vira uma baba. Leva de 4 a 5 horas para ficar no ponto. Depois de pronto, guarde em geladeira. A mistura ideal é de 30% CMC e 70% cola. Sempre que for necessário, adicione mais água a esta mistura, para ficar na textura correta.


O que eu mais gosto nessa técnica é que com ela dá para fazer uns backgrounds bem diferentes...

Bora?
Materiais básicos: cola CMC, canvas ou papel para a base, retalhos de papel, tintas acrílicas, tinta spray, massa de modelar, máscara e pincel.

Obs.: para ficar melhor a visualização e a didática do pap, peço a gentileza de clicar em cima da imagem para que ela abra maior em uma outra página.



 
Continuando em buscas de coisas bem legais aqui para um pap, passei por essa técnica que eu adoro e que cai como uma luva quando quero fazer alguma coisa diferente, que é a transferência de imagens para tecidos.


Daí resolvi mostrar essa técnica do meu jeito, com os materiais e a forma que eu faço, e daqui saiu o meu segundo pap.

Técnica: transferência de imagens para tecido
Eu conheço e aprendi a fazer essa técnica de 5 maneiras, e aqui vou mostrar 4 delas...
A forma de fazer 3 delas é a mesma, só vai mudar o uso do produto com que é feita, em função do tipo de impressora utilizada.

Modo de fazer:

1.  Fotos impressas em impressora a laser
Foto 1: passe uma camada de Transfer  Print da Corfix sobre o tecido que deseja usar (eu usei canvas) com um pincel largo.
Coloque a foto virada sobre o tecido,pressionando bem.
Para adiantar a secagem eu passo a ferro com um tecido fino por cima para proteger.
Foto 2: quando estiver seco, umedeça a ponta dos dedos e vá passando sobre o sulfite,ele começará a esfarelar...
Foto 3: continue fazendo isso,perceba como já saiu bastante do sulfite...
Foto 4: cuidado para não pressionar com muita força!
Foto 5: depois de remover o sulfite,aguarde a secagem.
Mais uma vez apelei para o ferro de passar com o tecido do avesso desta vez...
É normal ele ficar esbranquiçado....então eu costumo  passar  verniz acrílico, verniz para fotos, relevo incolor ou qualquer outro para que dê um acabamento legal.
      
Agora para fotos impressas em impressoras jato de tinta

2.  Repetir a técnica utilizando o Gel Transfer também da Corfix.
Dessa vez fiz com foto colorida e um canvas com trama mais grossa...


 A outra forma, também para impressora jato de tinta foi um teste que deu muito certo!
E alguém se arrisca a dizer com o quê?

       3.  Cola com CMC... e hoje é a minha preferida.  A forma de fazer é a mesma, a diferença é preço, muito mais barato, aliado ao colorido e acabamento, que achei bem mais legal... essa também foi feita no canvas de trama mais grossa...
4.  Impressão direta em canvas (as melhores impressoras para essa técnica é a HP)
A gente escolhe a forma de transferir, mais ou menos rústico, fica a nosso critério...


O melhor dessa técnica é que ela pode ser usada em qualquer estilo de scrap. Do free ao vintage, do 8 ao 80, e fica um charme nos projetos.
A mistura das duas técnicas é lushoo puro:
E falando em técnicas que vão bem do 8 ao 80, eu também vou mostrar para vocês uma muito simples, mas que dá um efeito muito legal nos projetos, a costura com molde, um terceiro pap retirado do meu caderninho de inspiração.
Técnica: costura com molde


 Essa técnica é ótima quando queremos variar o estilo das costuras, saindo um pouco das costuras livres, olha só como é legal em um projeto:


E assim, apesar de ter mais um monte de coisas valiosas para mim aqui no meu i-book e que eu adoraria mostrar para vocês, eu vou fechá-lo agora, encerrando a minha participação nesse concurso do Scrapdiary. Queria agradecer a vocês todos pela paciência, pelo carinho e pela torcida que fizeram por mim.
Espero que vocês possam aproveitar minhas dicas de alguma forma,
Beijos
Paty Proença

16 comentários:

  1. Opa! Opa!! Paty!
    Não conhecia esse seu lado! Puxa! PArabéns! AMEI sua versatilidade e não sabia mesmo que vc era tão estudiosa! hahaha Como se a gente conseguisse acompanhar o desenvolvimento de cada uma né... Uma pena só ter descoberto isso em vc agora! Mas agora tô atenta, viu!
    Eu adoro estudar, amo mixed media e art journaling, mas não consigo tempo para fazer... PAra ser sincera, nem mesmo estou com tempo para fazer scrap direito, mas estou sempre aí, acompanhando o máximo que posso e amei seu caderno de inspiração! Tb gostaria de fazer um, mas estou precisando arrumar a vida primeiro... PARABENS viu! AMEI seu artigo! Boa sorte!
    bjs
    Sueli Suga

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sei do que gostei mais... acho que foi de tudo!!! Parabéns pelo seu talento e sua aplicação e vontade de melhorar sempre. Adorei seu PAP e desejo boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Perfeitooooooo.

    Obrigada...agora vou testar.

    Sumemoooo.

    Bjotas sonoras.

    ResponderExcluir
  4. Paty, arrasou no artigo, hein????
    QUanta técnica legal, seu i-book está maravilhoso!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  5. ai Paty, arrasou!!!! adorei cada uma das técnicas e vou ver se neste final de semana já compro esse tal CMC pra testar!!! beijão e muita sorte,

    ResponderExcluir
  6. Caramba, essa sua postagem está O BICHO!!!! Muitas dicas maravilhosas e perguntas que eu tinha na cabeça respondidas com maestria! Arrasou, Paty!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei os Paps...muito caprichado! Beijocas!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Paty, seu PAP está um arraso, adorei as
    técnicas e vou experimentar
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Sabe sensacional?
    É o que penso deste artigo!
    Eu acho que você conseguiu mostrar muito do seu lado super artístico no scrap! Você arrisca! Busca e encanta!
    Parabéns por este artigo maravilhoso, minha querida!
    Sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Paty, tb a-d-o-r-o transferência de imagens e canvas e você sabe disso!!! Essa cola poderosa e barata eu ainda não conhecia, depois vou lá pegar um pouquinho da sua para fazer um teste e ver se eu gosto! : ) O que mais dizer? Arrasou!!! Boa Sorte!!!
    Beijinho, Julia Sáddi

    ResponderExcluir
  11. Ai Paty,
    eu tava precisando de um pap desses!
    Sempre quero transferir imagens para o canvas, mas travo e acabo não fazendo! Vou utilizar suas dicas com certeza!
    Parabéns por esse pap tão diferente!
    beijoo

    ResponderExcluir
  12. Nossa, um workshop completo, obrigada !
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Amei tudo, como sempre aprendendo muuuito. beijos.

    ResponderExcluir
  14. Paty, amei esse PAP! Você realmente arrasou! Parabéns!
    Bjos,
    Adri malavazzi

    ResponderExcluir