segunda-feira, 11 de julho de 2011

Porta-retrato com papéis Kiss e Prima


Olá a todos! Prazer estar com vocês aqui no blog da Scrapdiary novamente, e dessa vez trazendo um PAP com uma mistura de papéis que deu um belo e inesperado samba: Kiss novo, Kiss antigo e Prima.
Então vamos primeiro aos materiais e ferramentas:


MATERIAIS

base

1 porta-retrato retangular bem simples para foto 10x15, sem relevos, enfeites nem chanfraduras.  Tem em laboratório fotográfico, papelarias e lojas de 1,99. Quanto mais larga a moldura, melhor. A moldura do meu tem 3 cm de largura.


ferramentas

- tesoura
- cola branca e cola pano (e cola pano como opcional)
- pedaço de esponja
- fita banana
- pistola de cola quente  (na Kalunga vendem uma tamanho mini por 15 reais)  OU glue dots/zots
- régua e lápis
- base de corte
- estilete
- carimbeira marrom
- caneta permanente marrom
- 1 transparência A4 para impressão em jato de tinta
- renda de poliéster rosa ou magenta (30 cm)
- 1 flor prima ou similar, rosa ou magenta
-1 moldura circular em chipboard ou mdf
- tinta acrílica marrom escura e turquesa
- linha de bordar marrom escura
- carimbo de fundo
- 3 pérolas ou brilhos pequenos

papéis:


·         do Kiss Garden da Marcela Branco

Smell the flowers - lado azul

Hear the birds - tira com borboletas

Ride a bike - lado com nuvens

  • Kiss Home Sweet Home, de Abril de 2008
Folha My Home Town (usei uma casinha alta magenta e outra menor rosa clara com telhado arredondado; é claro que vocês podem usar outras casinhas)
  • Prima Marketing, coleção Madeline
Folha Ste. Marie

  • SEI, Coleção Dill Blossom
Folha Mhyrr -ou qualquer outro papel com listras estreitas que combine bem.

COMO FAZER:

A) Pinte a moldurinha de chipboard com a tinta acrílica marrom. Preferi pintar pintar a frente e o verso para que o papelão não ficasse aparecendo conforme o ângulo em que você olhar. Depois de secar, aplique um pouco de tinta turquesa na esponjinha, passe a tinta no carimbo de fundo e carimbe o chipboard. Deixe secando.

B) Para fazer as anteninhas das borboletas, corte 6 pedaços da linha marrom, cada um com cerca de 10 cm. Faça 2 nós em uma das pontas de cada linha, um por cima do outro, para que fique uma bolinha bem visível. Passe cola branca ou cola pano na parte maior da linha até o nó para dar uma “engomada” e a antena ficar durinha. Deixe a pontinha de linha depois do nó sem cola para que fique soltinha. Deixe secar.

C) Pegue o papel “Hear the Birds” do Kiss Garden e faça uma cópia  colorida em transparência da parte das borboletas. Como alternativa, você pode escanear o desenho e imprimir em transparência, ou então fazer a cópia em transparência em uma copiadora ou papelaria. Se for fazer em casa, preste atenção para inserir a transparência do lado certo (indicado na embalagem) e verifique o botão de “Qualidade” de cópia (coloque na qualidade média ou melhor).


D) Vamos revestir a moldura do porta-retrato. Os papéis usados serão o “Smell the Flowers” do Kiss Garden e o “Mhyrr” da SEI. Remova a tampa traseira e o vidro e, virando a moldura com a face pra baixo, trace o contorno externo e interno no papel azul do Kiss. Corte com guilhotina ou estilete. Meça a profundidade da moldura e corte tiras do papel de listras da SEI para fazer o revestimento das laterais do porta-retrato. Para colar, use um pedaço de esponjinha com cola branca (só um pouquinho basta) e passe NA MOLDURA (não no papel). Posicione e alise os papéis sobre a moldura para fixá-los. Se sobrarem rebarbas nas pontas, é só colocar sobre a base de corte e remover com o estilete. Se gostar, passe levemente uma carimbeira marrom em todas as arestas.


E) Vamos recortar os desenhos:

- do papel Prima, recorte o motivo floral com partitura da parte de baixo, removendo o fundo azulado,  e as 2 florzinhas do canto direito da parte de cima do papel. Da parte de cima, vai ficar uma folhinha marrom num recorte difícil, muito pendurado, então optei por separá-la do conjunto.

- do Kiss Garden (Hear the birds): 2 borboletas verdes grandes e 1 borboleta turquesa pequena, todas sem antenas

- do Kiss Garden (Ride a bike): 2 nuvens beges (1 pequena e outra um pouquinho maior) e 1 nuvem de bolinhas, pequena
- da transparência colorida: 1 borboleta verde grande, 1 rosa grande e 1 turquesa pequena, todas sem antenas

F) Para montar as borboletas, vire-as do lado contrário do desenho e cole os fios de linha com nozinhos no centro com um quadradinho de fita banana, com os nozinhos para cima. Apare o excesso em baixo e nas pontas das antenas. Você pode encurvá-las um pouquinho para ficarem mais bonitas. Vinque as borboletas de transparência no centro, fazendo com que as asinhas se dobrem para cima. Com a pistola de cola quente, você vai colocar um filete de cola no centro das borboletas de papel e colar as asinhas de transparência. Isso também pode ser feito com glue dots ou zots.

G) Agora a colagem: vamos colar o desenho das flores com a partitura na parte de baixo, com o canto esquerdo rente ao canto esquerdo da moldura do porta-retrato. Deixe a parte comprida desse canto esquerdo sem colar para podermos encaixar o recorte menor de flores por baixo dele. Removm a sobra do desenho, do lado direito, com o estilete. Depois, pegue o outro recorte menor do papel da Prima e coloquem pedacinho de fita banana nas pontas das flores. Encaixe esse desenho à esquerda, acima do que acabamos de colar, inserindo a flor azul por baixo da ponta comprida marrom do primeiro recorte. A flor marrom vai ficar um pouquinho por cima do desenho da rosa vermelha do primeiro recorte, e a folhinha marrom solta pode ser encaixada com a haste por baixo dessa mesma flor marrom, com fita banana na ponta para dar volume. O próximo item é a casinha rosa pequena, que vai no canto direito, em cima da partitura, com uma parte do telhado sobre o “buraco” do meio do porta-retrato. Finalmente, cole a casinha maior com fita banana por cima da menor, cobrindo um pedacinho dela. Use a caneta marrom para fazer a fumaça da chaminé, formando uma pequena espiral com pontinhos.


H) Vamos para a parte de cima. Fixe uma ponta da renda com fita dupla-face atrás do porta-retrato, posicionando a borda reta da renda rente à borda do porta-retrato. Coloque 2 pedacinhos estreitos de fita dupla-face na parte de cima do porta-retrato, rentes à borda, para ajudar a prender a renda. Faça um corte de 1/4 na flor e um corte de 1/2 na moldura de chipboard (acabei cortando um pouco mais a minha moldura do que aparece na foto) para que possam ser coladas sem atrapalhar a colocação da tampa traseira. Cole-os no canto esquerdo em cima, por trás do porta-retrato. Eles irão aparecer na frente, como mostra a foto. Pegue a nuvenzinha bege pequena e faça um corte reto com a tesoura. Cole-a no canto direito do vidro, em cima, e cole as outras nuvens perto dela, mas na moldura. usando fita banana na nuvem maior.


Para terminar, é só colocar as borboletas, que já estão com fita banana, e as pérolas nos miolos das florzinhas como aqui na foto.
               
Espero que gostem!
Beijocas,
Bi Medeiros

16 comentários:

  1. amei, amei , amei! ficou sensacional! todo mundo curte porta retrato...... e ficou único e pessoal! Arrasou amiga.......
    bjosssss

    ResponderExcluir
  2. Ficou uma graça, Bi!
    Gostei muito da combinação de papéis e elementos!
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais, Bi!
    Adorei tudo e me encantei com as borboletinhas!
    Obrigada pelo PAP!
    Bjs
    Marlei

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia e a sua escolha dos materiais foi perfeita, formou uma combinação perfeita!
    Parabéns!
    Beijinho, Julia Sáddi

    ResponderExcluir
  5. Lindo, Bi!
    Ficou uma delicadeza e a foto está uma graça.
    Obrigada, parabéns e boa sorte!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Amei , maravilhoso, vou tentar fazer, beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Bi, que porta retrato mais lindo!! Seu PAP está ótimo, bem explicadinho! Arrasou!
    Boa sorte!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Lindo Bianca
    amei o PAP
    bjkass e boa sorte querida
    :)

    ResponderExcluir
  9. Meninas, obrigada pelos elogios e pelo carinho! Beijos a todas!

    ResponderExcluir
  10. Bi, que lindo o seu trabalho!!!!!!!
    Adorei todas as dicas... Super demais!!!!!
    bjs,
    Fabi

    ResponderExcluir
  11. Nossa, muito bonito mesmo!!!! Dica ótima!Parabéns pelo trabalho lindo!

    ResponderExcluir
  12. Bi, adorei esse porta retrato! Super criativo e o PAP muito bem explicadinho! Você está de parabéns!!
    Bjos,
    Adri Malavazzi

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir