segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PAP - Página com Kiss Favorite Things - by Bi Medeiros

 E aí meninas, já estão com o Kiss Favorite Things e tesoura em mãos? 
Então vamos começar o PAP falando de um elemento que entrou com tudo na onda das scrappers estrangeiras: as penas! Quem frequenta os sites e blogs internacionais deve ter percebido como elas invadiram os projetos: em forma de enfeites de papel, madeira, chipboard, carimbos, estampas, etc. As minhas favoritas são as da Jenni Bowlin, feitas de papel e flexíveis: podem ser curvadas para os lados para se adaptarem ao seu design, um luxo. E o preço? Um horror!!!
Aí de tanto ficar olhando as tais peninhas resolvi arriscar e criar as minhas. Deu certo, vejam elas no layout aí em cima e em destaque aqui embaixo.

Como elas demandam um tempo de secagem, vamos começar por elas.
Para o nosso PAP, além do material do Kiss, separem: um pedaço de cardstock branco, outro de cardstock marrom bem escuro, 2 pedaços de arame encapado (pode ser fio de telefone, fecho de saco de pão, arame de prender brinquedo na embalagem, etc.), uma dobradeira ou palito de sorvete, linha de bordar marrom, caneta marrom (opcional), tinta em spray tipo mist em duas cores e furador arredondador de cantos (opcional). O tamanho da foto é 9x13 cm.

Para fazer as penas, vamos usar o cardstock branco, o arame, a dobradeira ou palito e a cola. POde ser comum ou cola-pano; a cola-pano seca mais rápido, mas tende a fazer mais sujeira.

Recorte um retângulo no papel branco que tenha um pouco mais que o dobro da espessura da pena. Meça cerca de 9 cm de arame, posicione sobre o papel e aplique cola em torno de todo o comprimento.

Dobre o papel sobre o arame e aperte para que as 2 parte se colem, Para firmar a adesão e fazer aparecer o cálamo (cabinho central de ondem partem as barbas), alise o papel apertando-o contra o arame em toda a extensão e dos 2 lados.


Vai ficar assim. Agora deixe secando enquanto você faz o layout.



A base é o papel Louisa, do lado dos corações. Remova a barra rendada. 
No papel Friedrich, do lado da estampa de madeira, com as tábuas na vertical, desenhe à mão livre uma onda suave, recorte e cole na parte de cima da base de corações. Não cole o lado esquerdo, pois vamos enfiar uma corujinha por baixo. Novamente no papel Friedrich, do lado da madeira, aproveite a sobra do corte em onda e recorte uma "montanha" suave (basta aproveitar a curvinha de papel que sobrou, passar a régua na base da "montanha" e cortar). Cole esse pedaço na parte de baixo da base de corações, do lado esquerdo.
No papel Kurt, no lado vermelho com bolinhas, recorte um círculo de mais ou menos 14 cm de diâmetro (eu cortei com um pires de chá). Cole-o centralizado no papel de corações, do lado esquerdo, deixando um pedacinho para fora da base, e depois apare a sobra. 
Se quiser, use a caneta marrom para contornar o círculo e fazer pespontos.
No papel Gretl, recorte uma coruja marrom grande e uma coruja vermelha grande.
No resto do papel Friedrich já recortado, recorte 1 nuvem laranja, 1 vermelha e 1 azul e 1 florzinha verde. Como a nuvem laranja não aparece inteira, eu cortei uma que já estava estampada pela metade.
Agora cole as nuvens e corujas nos locais indicados na foto, as nuvens com cola e as corujas com fita banana. Veja como ficam:





Para a foto, fiz um tapete duplo usando o papel Friedrich (madeira) e o cardstock marrom tabaco (moldura mais externa). Se você tiver um arredondador de cantos, pode arrendondar os cantos da foto e da moldura. Cole a foto com o tapete sobre o círculo como na foto, deixando uns 2 cm de espaço do lado esquerdo. Deixe o canto esquerdo superior da foto + tapete sem colar, porque aí embaixo vai o cartãozinho de journalling daqui a pouco.
Recorte a barra azul com bigodes do papel Kurt (10 gomos) e a barra laranja do papel Friedrich (9 gomos). Cole-as sobre postas e por baixo da fotografia. Se quiser, pode contorná-las com a caneta marrom.


Agora, os enfeites da parte de baixo. Na cortiça adesivada que vem com o Kiss, corte um círculo de cerca de 6 cm de diâmetro (risquei o círculo usando um rolo de esparadrapo). No cardstock marrom escuro, posicione o círculo de cortiça e desenho em torno dele uma flor ou um círculo escalopado. Recorte e cole o círculo de cortiça sobre o de cardstock recortado. 
No papel Kurt de cards, recorte o azul que tem a frase "Everything has beauty, not everyone sees it."Cole o card sobre o círculo de cortiça, um pouquinho torto.
Nos papéis já recortados, recorte 3 bandeirolas e cole-as encaixadas debaixo do círculo marrom escalopado. Cole esse enfeite todo no local mostrado na foto, usando fita banana e deixando a parte de cima solta para que possamos encaixar as penas depois.
No papel Gretl, recorte uma coruja rosa, e no papel Friedrich, recorte uma nuvem azul e uma branca e vermelha como na foto acima. Cole as nuvens com cola e a corujinha por cima com fita banana.

Depois acabei acrescentando recorte e enfeites: aqui, cortei uma folha amarela e uma nuvem vermelha. Colei encaixando por baixo do card azul, e enfiei o alfinete que veio no Kiss entre os dois.

E na coruja, acrescentei uma flor amarela e outra verde recortadas do papel Friedrich.


Do papel de cards, recortei um verde com um sorvete rosa, cortei na guilhotina para tirar o sorvete e usei como cartão de journalling. Coloquei-o atrás da foto, do lado esquerdo.


Pegue os 2 corações de plástico rosa com furo que vêm nos enfeites do Kiss. Cole-os com cola-pano como na foto, embaixo da coruja, e aguarde 15 minutos para que sequem. Pegue uma agulha e a linha marrom. Com o agulhão, faça um furo debaixo do corpinho da coruja, acima da perninha direita. Passe a linha de trás para a frente por esse furo.


Com o agulhão, em cada coração, perfure dentro do furo e logo acima dele, onde tem a "quina" do coração". Passe a linha pelo furo a quina da frente do papel para o verso.


Faça a linha sair pelo furo de dentro do coração. 

E agora passe a linha de volta pelo furo da "quina" e prenda atrás.

Fica assim, como se o coração estivesse pendurado.

Pegue um pedaço extra de linha marrom e faça um lacinho em cima de cada coração, passando a linha por baixo da que foi aplicada com a agulha.


E agora voltemos às peninhas. Com a cola já seca, pegue um lápis comum e desenhe o formato da sua pena no papel, deixando um cabinho na parte de baixo.

Recorte o contorno das penas, deixando uma pequena parte bem rente ao arame na parte do "cabinho". Para fazer as barbas, pegue a tesoura e faça cortes ao longo do comprimento da pena, dos dois lados. Para acentuar a divisão das barbas, faça alguns cortes em V e tire e miolo do V - assim você cria espaços maiores e mais visíveis. Depois de fazer esses recortes, fica fácil curvar as peninhas para um lado ou outro.

Para finalizar as penas, pegue 2 cores de spray tipo mist e aplique. Eu usei verde e laranja.


Encaixe-as atrás do enfeite redondo e fixe com cola-pano, glue dots ou cola quente.

No final, acabei acrescentando este semicírculo vermelho do lado direito da coruja rosa, para equilibrar a composição toda. Basta cortar um pedaço de círculo de mais ou menos 17cm de diâmetro, colar encaixando uma das pontas debaixo da florzinha verde e aparar a sobra. 
Contornei e pespontei com a caneta marrom para ficar igual ao outro círculo vermelho.

Página pronta! O título não tem segredo: use o alfabeto de papelão do Kiss e cole-o no lugar mostrado aqui na foto, certo?


Curti muito criar esse projeto para vocês, espero que se divirtam muito com esse Kiss e com todos os PAPs lindos que estão chegando por aqui.


Super beijos e bom scrap,


Bi Medeiros


6 comentários: