terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Enfeite de Tela com Kiss Believe - by Bi Medeiros

Oba, chegou o Kiss mais fofoleto do ano!!! Vamos fazer uma tela com Papai Noel, árvore, rena e tudo a que temos direito? Preparem suas tesourinhas e vamos lá:

Fora o Kiss, separem os extras:
- tela de canvas de 20x30 cm
- 2 tiras de papelão ondulado (podem cortar e descarcar da caixa do próprio Kiss), +/- 2 x 30 cm
- tinta acrílica marrom e pincel largo
- restos de cardstock ou papeís com estampas discretas em: azul turquesa, vermelho e branco
- furador com desenho mini (pode ser bolinhas, coração, estrela, etc.)
- agulhão, agulhas, linhas de bordar vermelha
- 15 lantejoulas (usei vermelhas)
- relevo transparente Corfix ou Glossy Accents
- colas e fitas de forte aderência: cola-pano, fita Tacky Tape, cola quente
- carimbeira vermelha ou caneta vermelha
- furadores de borda que você tiver em casa

Este enfeite é feito com a tela do avesso, para dar um efeito de profundidade. Primeiro, vamos pintar a borda interna de madeira da tela, do lado avesso, com a tinta marrom. Não tem problema se a tinta pegar dos lados e do avesso da tela, porque vamos cobrir tudo com papel.

Depois, pinte também a lateral da tela, no canvas, Também não tem problema borrar. Aguarde a secagem

Com o mini-furador, faça cerca de 30-40 formas no cardstock turquesa.

Cole as formas do furador na borda externa, de canvas, já seca. Para que fiquem com uma disposição regular, cole uma forma na parte central e depois vá colando as outras de cada um dos lados, mantendo uma certa distãncia regular.

Fica assim: um detalhe que dá graça ao projeto. Faça isso de um lados lados longos e dos dois lados curtos, deixando um lado (longo) sem estrelas. Ele ficará virado para baixo, e por isso as forminhas não apareceriam.

Recorte a borda vermelha com o MERRY CHRISTMAS (PP Christmas - 11 gomos) e  a borda rosa com bolinhas (PP  Natale - 10 gomos). Cole a rosa por baixo da vermelha, intercalando os gomos.

Voltando à tela. Recorte 2 faixas de cerca de 2 x 20 xm do papel Christmas, lado com chevrons, Apare  se necessário e cole essas tiras (cola pano ou quente) nas laterais curtas da tela, do lado avesso.  Cole as barras vermelha e rosa, também com cola pano ou quente, na parte longa, do lado onde ficaram as estrelinhas na borda externa.

Recorte as tiras de papelão ondulado, apare se necessário e cole nas laterais longas da borda interna. Usei cola quente.

Recorte um retângulo de +/- 20x30 cm do PP Natal, lado com bolinhas.  No papel Weinacht, lado azul claro, desenhe e recorte uma linha ondulada, na extensão de 30,5 cm do papel. Cole na parte de cima do papel de bolinhas coloridas, como na foto. Faça uma costura alinhavada acompanhando o desenho ondulado para enfeitar. Se não curtir costurar, pegue uma canetinha vermelha e faça os tracinhos que também fica ótimo. Cole a árvore de natal de feltro do lado esquerdo do retângulo (primeiro o tronco) com tacky tape ou cola quente, e fita de sianinha vermelha na parte de baixo, de um lado a outro por cima da base do tronco. Cole já essa base na parte de dentro do canvas, usando tacky tape de preferência para fazer menos sujeira. 

Agora imaginem que eu já teria colado esse retângulo na tela para evitar sujeiras (porque na verdade eu deixei pra colar de pois e tiver que limpar umas sujeiras, mas vocês podem fazer do jeito mais limpo). Agora a parte mais fofa, os bonequinhos! Recorte o urso, o Papai Noel, o boneco de neve e a rena do resto do papel Natal e cole-os à direita da ávore, usando fita banana e sobrepondo-os para dar profundidade. Pegue o presente de felttro e cole-o do lado esquerdo da árvore, por cima da sianinha.

Mais um enfeite. Pegue o botão de floco de plástico branco, a florzinha verde de pano pequena e um botão vermelho minúsculo. Monte-os empilhados, passando uma costura com as linha vermelha para prender tudo. Depois cole o conjunto sobre o pedaço de cardstock turquesa e aguarde a secagem.

Depois de seco, recorte o contorno do floco no papel turquesa, deixando uma margem, e recorte 2 tirinhas, uma no papel  Christmas (chevron) e outra no cardstock vermelho. Faça o recorte tipo bandeirola e cole-as por trás do floco, criando um enfeite.

Então, cole o enfeite pronto com fita banana no canto direito, acima da rena.


Pegue as palavras MERRY e CHRISTMAS de papelão e tinja-as com a carimbeira vermelha. Se preferir, pinte-as com uma canetinha vermelha.

Cole as palavras sobre o pedaço de cardstock branco e recorte em torno delas. Em seguida, cole  sobre o cardstock turquesa e recorte o contorno novamente, deixando uma pequena margem de turquesa em torno do branco. Cole o título pronto com fita banana, centralizado, no papelão da parte de baixo da moldura.

Recorte bandeirolas grandes no cardstock vermelho, no turquesa e no branco, e  também  nos papéis  Natale (listras diagonais) e Noël (listras variadas). Faça os recortes tradicionais em "V" em algumas, e em outras use os furadores de borda na parte de baixo.

Com a moldura como referência de tamanho, vá colando as bandeirolas, formando um leve semicírculo e  sobrepondo umas às outras.

Use a cola pano para colar o conjunto todo por trás da moldura,.

Agora vamos à alça. Com o agulhão, faça 1 furo em cada quina da parte de cima, no canvas.

Com uma agulha grande, passe o barbante branco e verde do fundo para a frente da tela, pelo furo.

Amarre o barbante com um nó duplo em torno da moldura. Depois, pegue  o lado maior do barbante e passe por dentro da argola de plástico branco. Dê outro nó duplo para firmar o barbante na argola. Pegue o barbante restante e, com a agulha, passe-o pelo furo do outro lado da tela, e amarre com um nó duplo em torno da moldura novamente.
Ajuste os nós em torno da moldura para que fiquem na parte de cima e a moldura fique reta quando você pendurar a tela. Para arrematar, pegue o que restou do barbante verde, ou então use os outros barbantes do Kiss para fazer um lacinho em cima de cada nó.


Use o que restou da sianinha vermelha para fazer um nó em cima do nozinho da argola branca.
Cole suas lantejoulas sobre as tiras de papelão ondulado.

  
E use o relevo incolor para dar brilho às roupinhas vermelhas do urso, Papai Noel, cartola e cachecol do boneco de neve e bolinhas vermelhas nos chifres da rena. Espere secar.
  
Prontinho, lindinho e exibidinho!!!

Amei fazer essa telinha e espero que vocês também curtam!! E aproveito para desejar a vocês todas boas festas, com o carinho da família e dos amigos, e muita energia positiva para abrir o novo ano que chega.

Abraço grande e bom scrap,


Bi Medeiros

6 comentários:

  1. Bi,
    Ficou muito lindo!!!!
    Feliz Natal para você e sua família, e que 2013 seja um ano de muita alegria, saude, paz, amor, sucesso e realizações!!!
    Beijos,
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Verinha!! Boas festas e que tudo seja muito positivo para você no ano que vem!! Beijoca

      Excluir
  2. Que delícia de projeto Bi! O pap ficou demais , obrigada!
    bjkas da Paty

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de PAP Bi, adorei, ficou muito fofo, aproveito pra desejar um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de saúde, felicidade e muito scrap né? bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pra você e sua família também, Bruna, muita luz e muito scrap em 2013!!! Bjão

      Excluir