quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Artigo - Página Dupla - por Dan

Oie, gente daqui!
Me respondam uma coisinha: vocês gostam de fazer páginas duplas em álbuns 30x30? No início, eu tinha a maior dificuldade com isso. Não gostava de fazer uma página pensando que ela não seria completa se não tivesse outra "amiga" ao lado. Costumava pensar em layouts 30x30 de forma individual, única, sem precisar de um complemento ao lado. Mas mudei de ideia. De tanto fazer páginas duplas pra eventos, acabei me acostumando e agora até prefiro. Começando por um simples motivo: ficam mais bonitas no álbum, hehehehe. Mas não é só isso:
- cabem mais fotos
- contam melhor a história
- dá pra enfeitar mais
- aproveita-se muito melhor o material
A lista não para por aí. 
Mas sabiam que muita gente que faz scrap tem a mesma dificuldade que eu tinha no começo? Muitas amigas minhas (até professoras, que estão super acostumadas com aulas de página dupla) sofrem pra fazer um layout 30x30 duplo porque têm aquele pensamento que o layout da esquerda não está finalizado enquanto não tiver o da direita. 
Se você tem dificuldade em criar página dupla, se você cria duas páginas, mesmo usando o mesmo kit, e não consegue enxergar uma unidade entre elas, o que está errado? o que caracteriza duas páginas diferentes sendo um único layout?

Inicialmente, pensávamos em página dupla como sendo uma a continuação da outra. Como se elas tivessem que dar a impressão de serem "grudadas".  Tem muita gente que faz isso ainda e dá super certo. 


Por exemplo, quando comecei a criar essa dupla, a primeira coisa que fiz foi colocar os dois cardstocks brancos um ao lado do outro e espirrar  a tinta (a foto não está favorecendo, mas tem tinta azul embaixo de tudo). A partir daí, continuei deixando as folhas juntas pra colar alguns elementos nas duas páginas, como o donut (que está com metade pra cada lado) e as bandeirinhas. Mas não é só isso que faz com que essa página dupla pareça ser um layout  só, a repetição de alguns elementos também dão esta impressão: por exemplo, o mesmo papel da faixa da esquerda (chevron) foi usado nos círculos da direita; a edição das 5 fotos foi a mesma; há docinhos nas duas páginas; e tudo foi feito com a mesma cartela de adesivos. Ou seja, olhando as duas páginas assim, uma ao lado da outra,  como ficam no álbum, temos a impressão que é um layout só de 60x30.

Com a facilidade dos kit prontos (como o Kiss, por exemplo, ou o Studio Calico), já pensados para que o material todo funcione entre si, sem que perdamos um tempão escolhendo o que combina com o que, fica infinitamente mais fácil fazer uma página dupla. Nem sempre vai parecer um layout só (como o que acabei de mostrar), mas sendo as duas páginas do mesmo kit, unificá-los é uma tarefa quase natural.


Nesta dupla, por exemplo, as bases são completamente diferentes (uma clara, a outra escura). Mas como as duas foram feitas com o mesmo kit (um dos Kiss mas lindos da Cela Branco), deixar dois layouts com cara de um é mais fácil. E alguns elementos repetidos também contribuem: o mesmo papel de corações nas duas páginas; os hexágonos distribuídos pelas duas páginas; a bandeirola que aparece bem grande à esquerda também aparece menor à direita; o mesmo alfabeto nas duas páginas. Dessa forma, não é necessário que as as bases sejam as mesmas, mas sim que os elementos combinem entre si.

Esta página dupla tem uma composição muito simples. São apenas dois blocos de elementos: o título decorado e a sobreposição de cards.


Reparem que estes dois blocos se repetem nas duas páginas fazendo, assim, que uma não sobreviva sem a outra, hehehehe. À esquerda, título em cima, cards embaixo. À direita, o contrário. Mesmo sendo muito simples, há muitos enfeites nessa dupla. Como só tem os dois blocos, precisei caprichar: todas as letras decoradas e muitos cards.

Uma das "regras" mais básicas para criar uma página dupla é usar várias fotos do mesmo dia. Assim conseguimos fazer um registro maior (e melhor) de um só evento (ou momento). Quase sempre faço isso. Quase.


Nesta página, em vez de usar várias fotos de um mesmo dia, usei várias fotos de uma mesma viagem e fiz quase um mini-álbum, hehehe. Diferentemente das outras duplas acima, se olhar somente as fotos das duas páginas, não vai haver uma unidade entre elas, portanto os outros elementos devem fazer isso. Usei o mesmo globo nas duas páginas, em tamanhos bem diferentes, para dar a ideia de viagem. Alguns detalhes foram feitos com mapas (esses escolares mesmo), nas duas páginas. Esta coleção linda da Goodies não era exatamente sobre viagem, mas usando as mesmas figuras nas duas páginas - polaroids, nuvens, balões de fala, câmeras -  mais os elementos com papel de mapa, ninguém diz que não temos um kit de páginas de viagem.

Outro modelo que, mesmo tendo duas bases muito diferentes, fica fácil reconhecer como página dupla.


Além de ter usado fotos de um mesmo momento, as cores das duas páginas remetem instantaneamente uma a outra. Reparem que não há muita repetição de elementos (como costumo fazer), mas a paleta dos enfeites mostra que é tudo do mesmo kit. Assim fica fácil.

Com este último Kiss, Food Friends Sunshine, fiz duas páginas em momentos diferentes e com finalidades diferentes. Mas para que ficassem juntas no meu álbum, escolhi, de propósito, fotos da mesma festa e fiz questão de repetir elementos pra que elas ficassem "amigas".


Quando fiz a página da esquerda, não tinha a menor ideia que a da esquerda aconteceria. Portanto, a página da esquerda foi pensada pra ser sozinha. Mas como já disse, transformar uma página simples em uma dupla de páginas, usando o mesmo kit, é mamão com açúcar. Quando criei a segunda, bastou repetir o mesmo papel (atrás da foto central tem o mesmo papel de bolinhas da base da primeira página) e repetir também alguns elementos (neste caso, as comidinhas) e pronto: temos uma dupla.

Dicas rápidas para fazer sua página dupla:
- use sempre um kit de papeis e enfeites coordenados para que você não precise pensar em tudo separadamente.
- escolha muitas fotos do mesmo dia (ou da mesma viagem), assim você registra tudo em um lugar só.
- repita elementos de uma página na outra, em tamanhos ou jeitos diferentes.
- não fuja da paleta de cores.
- às vezes, para variar, escreva metade do título (ou do journaling) em um lado e a outra metade, no outro.
- tente fazer as duas páginas juntas, como se fosse um único layout (posicione as duas bases de modo que elas fiquem "grudadas"), assim você já cria dois de uma só vez.
- se usar um pedaço grande de um determinado papel de um lado, use um pedaço menor, do mesmo papel, do outro lado.

E devem ter muitas outras dicas. Compartilhe comigo!
Fé e força na dupla!
Beijoca!
Dan

9 comentários:

  1. Top esse texto,dona Dan...cheio de dicas legais e técnicas embutidas gostei por demais..
    E olhe, na sua página de viagem a unidade tb se encontra no layout das fotos iguais de rosto colado, around the World...amei TD...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha verdade! face a face! ui!
      Obrigada, meu sol!

      Excluir
  2. Adorei esse artigo. Tenho muita dificuldade em fazer página dupla. Amei as dicas e a maneira como você unificou as páginas. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc se anime em fazer porque o álbum fica muito mais legal, hehehe
      Eu que agradeço!

      Excluir
  3. Muito bom seu post Dan! Adoro páginas duplas e sempre que posso faço justamente para poder colocar mais fotos do mesmo momento. Mas confesso que tenho certa dificuldade de enxergar como duplas, páginas com bases muito diferentes. Esse post até me deu vontade de rever meus LOs duplos e fazer um post com esse tema! Lindas suas páginas! Obrigada pela inspiração e dicas. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Adorei que vc se animou a escrever sobre isso também!

      Excluir
    2. https://patiscrap.wordpress.com/ veja o post sobre páginas duplas, Dan! Bjs!

      Excluir