segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Edição no Photoshop - PAP Dan

PESSOALL!!
Gente, gente, feliz ano novo! Saúde pra todas nós! 
Como é bom este sentimento de renovação, não é?! Eu gosto tanto! Me dá a sensação de que tudo vai dar certo. E muitas vezes dá mesmo! Vamos manter o espírito da gratidão e procurar formas de sermos felizes e termos paz na vida. É assim que eu quero meu 2019 e o de vocês também!
Estou tão inovadora nesse 2019 que o pap de hoje não tem kiss.
"O queeeeeê?? Tá doida, Dan??"
Gente, não tem. Lidem.
Eu escolhi fazer um passo a passo de uma coisa que sempre me perguntam: como imprimir duas (ou mais) fotos juntas? 


Sempre faço essa edição para facilitar o tamanho das fotos dos meus mini-álbuns e muita gente me diz que paga pra fazer isso no laboratório ou que imprime/revela a foto no tamanho padrão (10x15) e depois corta só porque não sabe fazer essa edição.  Seus problemas acabaram.

Primeiramente vou dizer que só uso o Photoshop pra editar as fotos no computador. Só sei usar esse. Sei que tem outros programas que fazem isso, até com menos passos, mas gosto de ter certeza da qualidade da edição da foto (inclusive altero luz, sombra, contraste - mas isso é assunto pra ouro pap). Então, se o seu Photoshop está paradão aí porque você não sabe por onde começar, agora é a hora. 


A primeira coisa que você precisa é uma "tela" em branco. Na verdade, essa "tela" já é a sua foto. Para criar a tela, vá em Arquivo, depois Novo.


Na janela Novo (essa cinza aí em cima), você vai dizer como você quer sua "tela", o tamanho e a resolução. Vamos fazer um tamanho padrão, 10x15, horizontal (quando você estiver craque, pode fazer o tamanho que quiser). Então, na largura, coloque 15 e, no campo ao lado, centímetros. Na altura, coloque 10 e também centímetros ao lado. Na resolução, escolha 300, para que sua foto esteja sempre em alta. O modo cores e todo o resto, nunca mexo, portanto, vocês podem deixar como mostra a imagem. Dê OK e pronto.


Aqui está sua "tela" em branco, ou seja, sua foto.
Agora vamos colocar duas fotos na tela.


Em Arquivo, depois Abrir, escolha a pasta onde estão as fotos que você vai mandar imprimir.


No meu caso, procurei a pasta Ceará. É naquele campo ali em cima, onde está escrito Ceará, que você vai procurar a sua pasta. Muita gente se perde nesse passo, pois não sabe onde está a pasta com as fotos guardadas. Preste atenção quando salvar suas fotos. Normalmente deixo em uma pasta no meu desktop (ou "mesa", pro mac) e aí fica mais fácil localizar. Depois que edito tudo e imprimo, tiro da "mesa" e guardo no HD.
Localizada a pasta Ceará, escolho a foto que eu quero, clicando nela uma vez (a foto que escolhi está com o título em azul, reparem)


Provavelmente abrirá uma tela como essa, perguntando sobre cores. Não é uma informação relevante,  portando dê OK.


 Foto aberta, é preciso que ela tenha o tamanho e a resolução compatível com a tela em branco que você criou.


Clique na foto, pra que ela esteja selecionada, (a barrinha em cima dela fica colorida quando ela está selecionada - repare nas bolinhas), vá em imagem, depois tamanho da imagem.


E nesta tela que você vai colocar as informações da foto antes de passá-la pra tela em branco. Se a tela tem 10x15, a foto precisa ter a mesma altura, mas metade da largura, portanto, 10x7,5. Não esqueça que estamos falando de centímetros (escolha os campos centímetros) e a resolução da foto precisa ser a mesma da tela, senão granula ou fica muito pequena. A tela branca tem 300 de resolução, a foto também precisa ter. Feito isso, dê OK e perceba que a foto vai diminuir (se ela aumentar, pode ser que granule, pois ela foi tirada em baixa resolução).


Agora clique na foto e arraste para a tela em branco. Vai ficar assim, como na imagem acima.

Agora vamos considerar que a foto que vai no espaço ao lado foi é horizontal (e não vertical, como esta da Nalu).


De novo: Arquivo/Abrir e localize a foto na pasta.


A foto abriu, mas é horizontal. O espaço branco que temos ao lado, é vertical.


Em Imagens, vá em Rotação de imagem e escolha 90º (tanto faz horário ou anti-horário)


Pronto, a foto virou. Agora siga os mesmos passos sobre tamanho. Vá em Imagem e Tamanho da imagem.


Agora, mesmo a foto sendo horizontal, ela foi "virada" pra ficar vertical, então as configurações são as mesmas da outra foto: 10 centímetros de altura e 7,5 de largura, com 300 de resolução.


Repare como a foto diminuiu. Isso significa que ela foi tirada em alta resolução, então as alterações de tamanho não vão alterar a resolução para impressão. Clique e arraste para a tela em branco.


Prontinho. As duas prontas para serem impressas.


Agora você precisa salvar para levar ao laboratório ou abrir no seu programa de impressão. Em Arquivo, depois Salvar como, vai abrir a janela abaixo.


Escolha um nome para a foto, no primeiro campo. Escolhi "ceará01". "Onde" é a pasta onde você vai guardar a foto editada. No meu caso, guardei na mesma pasta das outras, por isso está "Ceará". E agora a parte mais importante, o formato: Não esqueça de escolher JPEG senão você vai salvar no formato do Photoshop (.psd) e o laboratório ou seu programa de impressão não vai conseguir abrir.


Confira as informações, clique em Salvar e bora fazer scrap.

Agora preciso de um favorzinho: como este pap é super técnico e muito específico, gostaria de saber:
- foi útil pra você?
- ficou dúvida em algum dos passos?
- há alguma outra técnica de edição que você gostaria de ver aqui?

Se preferir, comente lá no nosso Fórum do Facebook pra gente trocar umas ideias. 

Beijão,
Dan

3 comentários:

  1. Perfeito Dan.
    Também uso o Photoshop, conhecia o que você ensinou, e achei muito didático.
    Com certeza vai ajudar muita gente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu estava precisando e adorei as instruções. Obrigada por compartilhar conosco. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Dan! Super legal você fazer isso.... Eu uso photoshop há muito tempo, mas tem tanta gente que não consegue, né?
    Outro dia eu levei umas fotos para imprimir em na “cidade grande” e o senhor que fez o serviço para mim perguntou... “Isso é para Scrapbooking, não é?” Ele disse que só scrapper faz esse tipo de montagem! Será? Eu AMEI, porque até agora nenhum lugar sabia para quê era!

    ResponderExcluir