segunda-feira, 8 de junho de 2020

PAP - Kiss Outdoor Party - por Manu

Olá, pessoas queridas!
Todos se cuidando direitinho? Espero que sim... e vamos de passo a passo pra passar o tempo do jeito que a gente mais gosta: com papel, tesoura e cola!
Esse é o projeto que faremos:


Em primeiríssimo lugar, quero dizer que quem não tem máquina de corte e nem impressora também consegue fazer esse layout! Só precisa ter um pouquinho mais de paciência e um bom estilete! Além do Kiss, você só vai precisar de papel para quiling, que encontramos com facilidade em lojas de artesanato! Quem quiser, também pode arriscar e cortar as tirinhas, mas precisará de um papel colorido com baixa gramatura! O papel de scrap é muito grosso para essa técnica!
Vamos começar!

Lembrando que os primeiros passos são pra quem não tem máquina de corte e nem impressora, certo?

Eu abri o arquivo de corte em PDF e ampliei a imagem da caneca de maneira que ocupasse uma folha A4 (foi necessário girar a imagem da canequinha pra conseguir ampliar bastante):


Em seguida, colei uma folha de papel sulfite (com washi tape) sobre a tela do notebook para poder copiar o desenho:


Dá pra ver que um pedacinho da alça da caneca não apareceu. Depois eu arrastei a imagem, colei de novo o sulfite no lugar certo pra copiar a alça por completo. Fácil, né? Agora vamos usar aquele método antigo pra transferir o desenho para o papel de gramatura 180 g. Risque o verso do sulfite com lápis, de preferência 6B, que transfere bem. Depois coloque o sulfite sobre a sua folha 180g (eu usei off set branco) e contorne todo o seu desenho novamente, fazendo pressão pra transferir a imagem.


Feito isso, é hora de usar o estilete para vazar todas as formas internas da sua caneca, desse jeito:


É mais fácil fazer os recortes internos primeiro, e depois, com a tesoura, recortamos a imagem por fora, ficando com a caneca bem perfeitinha, com os contornos fininhos.

Quem tem máquina de corte, siga os passos a partir daqui!!! :)

Com a caneca já recortada, vamos criar um fundo para o quiling. Fica esquisito se você deixar a base de todo o layout aparecendo por trás do seu quiling... bem, podemos escolher um papel já estampado ou colorido pra isso. Eu não tinha a cor que desejava, então pintei com aquarela. O importante aqui é você colocar o seu recorte vazado sobre a folha que será o fundo, riscar o contorno da caneca e a altura que vai ficar o seu suquinho, desse jeito:


Agora recorte com a tesoura e pronto. Temos a estrutura da caneca. Feito isso, eu posicionei todos os elementos na folha pra ver se algo ficaria por baixo da caneca:


Nessa imagem deu pra ver bem o fundo do suco. Acho que ficou fácil de entender, né? Espero que sim! Bom, posicionei tudo mais ou menos como eu queria, fiz uns respingos de tinta na base (que é um papel do Kiss A Whole New World). Aí eu colei só o que ia ficar por baixo da caneca, no caso, a foto e o tapetinho da foto. Depois colei o suco e depois a caneca. Ah, também forrei a parte do canudo, olha só:


Fita banana no verso da caneca todinha, desse jeito:


Olha ali na imagem acima a parte rosa do suco já colada na base... agora é só posicionar a caneca sobre o suco bem certinho e começar o quilling. 
Eu não tenho a ferramenta específica para fazer os rolinhos de quilling, fiz na mão mesmo, com bastante paciência e leveza nos dedos, fui enrolando, com tamanhos variados... maiores, menores, e fui colando livremente... onde se formava algum vãozinho, eu enrolava depois um rolinho pequenininho e encaixava... acho que esse foi o pulo do gato... os rolinhos de vários tamanhos deram um efeito muito legal. Outra coisa que me preocupava por não ter a ferramenta era não conseguir um miolo fechadinho nos rolinhos de quilling, mas, no fim, acho que ficou legal assim, pra aparecer mais o fundo que eu pintei. A caneca toda preenchida com os rolinhos ficou como mostra a imagem abaixo (a imagem já mostra o layout pronto, mas foque nos rolinhos, tá?).


Estrutura do layout toda pronta, colada a foto, a caneca cheia de suco de quilling, agora é só decorar como desejar! Eu vou mostrar detalhes de como fiz a decoração do meu layout:


Coloquei essa "tag" com um barbantinho. Apenas colei as pontas do barbante por baixo do recorte, não foi necessário dar a volta toda. Eu cortei o barbante no tamanho necessário e, com a ponta da tesoura e um pinguinho de cola, colei a pontinha do barbante na própria fita banana que está por baixo do recorte da caneca. Pra não correr o risco de descolar o barbante, colei a tag também, ela não está penduradinha...  achei que esse detalhe ficou bem charmoso!


Pintei o chipboard com aquarela. Mas podemos pintar de infinitas formas: canetinha, esmalte, etc... 
acrescentei uns corações e botões fofos.


Nesse cantinho do layout eu colei algumas sobremesas. Vazei as moldurinhas vermelha e azul e coloquei recortes do papel de cards quadradinhos. Ficou perfeito. Pra fazer uma graça, usei mini grampeador para prender os quadradinhos nas molduras.



A menininha e a árvore estão coladas com cola no tronco e nos pézinhos. E a copa da árvore e a cabeça da menininha ficam sobre o quilling, dando volume. Colei algumas florzinhas por ali também.


E como a parte superior do layout ficou vazia, usei o carimbo de folha que veio no Kiss pra dar um efeito visual bacana, sem poluir o layout, que já está bem cheio de elementos na parte inferior! Tem também bandeirolas abaixo da caneca e, ao lado do título, dois sorvetinhos!!
Layout pronto!! 
Eu estava com vontade de usar quilling em um projeto já faz tempo. Tem até um "queridinho" que fiz aqui no blog falando sobre isso... clica no aqui  no link quilling pra ver quantas possibilidades nós temos com essa técnica!!! 
É isso! Olha o layout inteirinho mais uma vez:


Espero ver muitos projetos com quilling por aí! 
Se surgir alguma dúvida na hora de executar o pap, pode me chamar, hein? No Facebook, no Messenger ou no Direct do Instagram!!! Vai ser um prazer responder!!! 
Divirtam-se com o Kiss Outdoor Party e usem a hashtag, assim a gente pode acompanhar tudo! #kissoutdoorparty

É isso!!
Um beijão e até o próximo post!

Manu

2 comentários:

  1. Menina, com requintes de crueldades nesse killing...agora q li tudo, entendi o trabalho q deu..mas super valeu a pena, Manu..

    ResponderExcluir
  2. Tô tão passada com esse processo, que só poderia ser feito por que realmente ama o que faz. Nunca mais vou reclamar de não ter máquina de corte. Arrasou!

    ResponderExcluir