quarta-feira, 25 de maio de 2011

PÁGINAS DE MENINOS – EU ADORO!

Eu vivo cercada de meninos. Como não tenho irmã, apenas irmãos, meu universo feminino sempre foi um tanto limitado. Não cresci com frufrus e florzinhas comuns às meninas. Nunca tive quarto rosa (aliás, nem gosto muito da cor...) nem brincava muito com bonecas. Gostava de bicicleta, subir em árvores e explorar o quintal da minha casa de infância.
Cresci, tive um filho e continuo cercada de meninos. Descobri o scrapbooking por causa da vontade de registrar os momentos de meu filho. Assim, praticamente, só faço páginas para meninos. E é um aprendizado constante.
Durante esse aprendizado descobri que nem todo mundo se sente confortável fazendo páginas de meninos. Não tenho a pretensão de saber tudo, mas posso compartilhar algumas dicas que têm facilitado o meu trabalho. São dicas sobre papéis, cores e enfeites que costumo usar nas minhas páginas.
PAPÉIS
Não espere encontrar papéis específicos para meninos. Embora as marcas mais famosas sempre tenham uma linha voltada para eles, em todas as idades, não se prenda a papéis com estampas de robozinhos, foguetes ou outro tema infantil mais direcionado aos garotos. Por exemplo, se a página for sobre uma comida que seu filho gosta, que tal usar papéis com essa temática? Mesmo que não sejam infantis, combinam perfeitamente com o tema da página.
Para fotos de bebê sempre pensamos primeiro em cores mais suaves, em tonalidade pastel. Se a sua foto combina com essas cores, se o tema da sua página pede tons mais suaves, é fácil encontrar papéis assim.
Mas podemos utilizar outros papéis, mesmo em página de bebês, como já disse, tudo depende da foto e da história que queremos contar. E porque não uma página com caveirinhas, que combinam perfeitamente com a foto? Afinal, não é exatamente esse o objetivo de fazermos scrap? Contar uma história e preservar um momento?

CORES
Quando falamos de papéis, me parece que a seqüência lógica é falar em cores. Ou seria ao contrário? Bom, o fato é que quando pensamos em páginas de meninos vem logo na cabeça: azul sim, rosa não. Preto só para os crescidos. Verde pode, clarinho se for bebê. Nada disso!!!!
Meu filho adora rosa, laranja, vermelho. Então porque não usar? Eu adoro cores fortes. Uso muito laranja, azul mais escuro, verde bandeira, vermelho. Pode parecer estranho, mas quem não gosta muito do cor de rosa sou eu... Mas uso se for para compor a página, se o papel for bonito, se eu quiser (e esse é o motivo mais importante).

Gosto muito de preto também. Acho que dá unidade a página, permitindo que usemos cores mais variadas nos enfeites.
 O mesmo acontece com o branco. Não vivo sem cardstock branco e preto. Uma página com fundo branco, cheia de elementos coloridos, fica mais harmoniosa com uma costura preta em volta, ou um tapete preto ou de cor escura nas fotos.
Fundo craft também é uma ótima solução para páginas muito coloridas. Combina com todos os papéis e também contribui para a harmonia da página.
Se sua página é para um menino maior, procure ver as cores que ele gosta e use-as se combinarem com a foto. Outra sugestão para meninos maiores é pedir que eles escrevem o journaling da página, ou que façam sugestões de enfeites para a composição.

ENFEITES
Notaram que eu uso muitas flores? Isso mesmo! Quem disse que páginas de meninos não podem ter flores? Eu uso sim! Claro, que tudo dentro de um contexto. Por exemplo, na página das caveirinhas usei para suavizar um pouco e ainda usei pó para emboss brilhante sobre as flores para conseguir um tom metalizado e destacá-las ainda mais. Se a composição da página permite o uso de flores, porque não? Uso muito borboletas também, pois acho que são lindas. Flores e borboletas são, na minha humilde opinião, enfeites que não dependem de uma temática específica para serem usados. Só temos que pensar que são enfeites que transmitem delicadeza e adequar seu uso para não quebrar a harmonia.
Gosto muito de usar robozinhos, monstrinhos e outros enfeites mais “masculinos” (?!). Mas isso porque eles fazem parte do dia-a-dia que procuro retratar. E ainda nem falei dos dinossauros. Adoro!
Outro “enfeite” que gosto de usar nas minhas páginas é tinta. Adoro uma borrifada, uma pincelada. Gosto de usar como moldura para as fotos e como uma maneira de destacar o fundo. Várias páginas já mostradas aqui têm a tinta como mais um elemento para enfeitar a página. É um enfeite barato, versátil e que dá um toque muito pessoal a sua página.
Fazer páginas para meninos não é muito diferente de fazer qualquer outra página. Poderia resumir tudo que falei em duas frases: use o que você gosta e procure destacar sua foto. Os papéis, enfeites e cores só estão aí para isso. Um bom journaling para contar a história ajuda muito. Colocar o coração na página que estamos fazendo também é muito bom. No mais, muita emoção e, principalmente, muita diversão fazem todas as páginas ficarem lindas.
E então, um dia, quando seu filho estiver grandão, você terá lindas memórias daquele tempo que passou tão rápido e poderá fazer uma linda viagem no tempo!
PS: páginas para o filho grandão, para o sobrinho, o filho da amiga, etc. valem também viu meninas?

Por Suzana Brito, em 25/05/2011

17 comentários:

  1. Quantas dicas!!!!
    Eu só faço páginas de menino quando é para o meu namorado.
    Mas é dificil, porque geralmente faço páginas de nós juntos.
    Mas assim que eu for fazer páginas só dele, irei usar as dicas =)
    Parabéns
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito das cores que mencionou, são cores fortes e as vezes deixam o LO denso se não souber como usar. Suas dicas foram de grande valor para mim. Gosto do laranja, azul, vermelho, amarelo...E é isso mesmo, abaixo as cores padrões para menino e meninas...
    Obrigada pelas dicas

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Suzana!!
    Adorei seu artigo.. eu tb só faço página de menino... mas não ligo muito em usar flores, borboleta, cor rosa... vou fazendo conforme eu gosto, tema da página.. etc..
    Parabéns e Boa Sorte!!
    Beijinhos
    Katinha

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Suzana! Li e adorei o artigo! grande beijo

    ResponderExcluir
  5. Ficou jóia Suzana, me senti conversando com você.
    Obrigada por compartilhar suas dicas conosco.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Obrigada meninas! Fico feliz que tenham gostado e espero que seja útil!

    ResponderExcluir
  7. Que legal Su!
    amei seu artigo tb!!!
    Dicas super legais
    obrigadooo
    bjsss
    Leila

    ResponderExcluir
  8. Como uma menina moleca e uma mulher cercada de meninos, me "achei" muito no seu artigo!!! Adorei o modo como você expôs sua experiência e como derrubou várias ideias preconcebidas do que seja prórpio de menino ou de menina, Suzana! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  9. Legal as dicas eu faço pouca página de menino... sou cercada de meninas...risss
    bj

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Su, embora meu filhote seja um rapaizão, faço muitas páginas de meninas, pq tem uma aqui em casa que eu gosto muito...rs...
    Adorei suas dicas e concordo em gênero, número, cores e flores!
    Curti muito seu artigo e é muito bacana ver sua evolução, sentir o quanto você tem arrasado e curtido esta deliciosa brincadeira que é fazer scrap - mais gostosa ainda pq permitiu que nos conhecêssemos!!
    Agora, vamos combinar que com foto do Vitinho vc não precisa de mais nada... Posso morder?!

    Amigaaaa, resumindo, YOU ROCK & LUV U!!
    Bjuss, parabéns e boa sorte!!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o tema...
    O texto e as fotos estão ótimas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Su, adorei seu artigo. Eu que sou chegada num frufruzinho acabo penando pra fazer as páginas pro álbum do meu irmão...o problema é que ele sempre dá pitaco e acha tudo muito frescurento. Vou usar várias dicas suas! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Que legal Suzana!!! Eu tinha mesmo esses preconceitos com páginas de meninos... nada de rosa, nada de flor, borboletas... mas olhando pra suas páginas agora me deu até vontade de fazer uma.... ops, o único homem na minha vida é o maridão... acho que vai ter que ser pra ele mesmo!!!! muito obrigada pelas dicas!!! beijão,

    ResponderExcluir
  15. Su, parabéns pelo artigo. Acho que as páginas para meninos são muito desafiadoras mesmo, mas com as boas dicas que você selecionou dá para ver as coisas com outros olhos.
    Amiga, você é show.

    Bjs
    Regina

    ResponderExcluir
  16. Adorei o tema e gostei demais das idéias,parabéns. Sucesso. Olha vou aproveitar muito.

    ResponderExcluir