segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PAP - Friends are like flowers

Olá meninas! Finalmente chegou minha vez de mostrar um passo a passo. Eu fiquei pensando se devia mostrar o LO pronto antes ou deixar só pro final. Bom, se vocês forem como eu( a primeira coisa que faço é rolar a barra de rolagem) devem estar ansiosas pra ver, então pra facilitar as coisas e não matar ningém de curiosidade ou ter problemas de ansiedade, aqui vai o LO prontinho:


Para fazer o background eu usei esse molde ai em baixo. Eu quis usar um papel preto e branco para o centro e um colorido para a borda.

Usei os seguintes papeis do KISS Twelve days os Christmas e do KISS Girls Love.


Risque e verso do papel colorido (no meu caso o verso são essas notas musicais) e NÃO corte ainda. A primeira coisa que faríamos seria cortar da maneira abaixo, mas isso faria com que jogássemos fora os restinhos do papel e NÃO é isso que queremos.



Vamos aproveitar as duas partes, tanto a de fora, que normalmente iria para o lixo quanto a de dentro (que neste caso será guardada para um próximo projeto).
Dessa maneira vamos recortar somente na linha, usando a tesoura da maneira abaixo ou usando um estilete.



Cortando dessa maneira temos o corte abaixo.



Agora é só continuar a recortar normalmente. Ao final teremos as duas partes inteiras.



Aqui as partes inteiras:



Prefiro usar a parte de fora (essa mostrada abaixo) primeiro porque ela é mais sensível e seria mais difícil guardá-la sem rasgar.


Agora é só colar.



Para fazer o título eu usei uma das citações do papel do KISS Special Friend , mas vocês conseguem achar super fácil essas mesmas palavras nas tirinhas dos papéis, conforme mostrei no meu artigo sobre economia scrapística.



Ai você escolhe uma moldura ou tag bem bacana pra colar seu título. Eu usei uma do KISS Garden. Eu sempre arranjo um jeitinho de usar relevo transparente, adoro o efeito. Se você gostar também, use e abuse desse efeito.



Para fazer os enfeites da página usei um rolo de fita dupla-face como molde. Basta fazer um círculo no verso de um papel de nuvenzinha (usei o do KISS The places you will go to). Eu cortei ele ao meio e colei em dois pontos do LO.



Depois disso corte outras nuvenzinhas, de preferência de modelo diferente, para dar um maior destaque. Eu usei as do KISS Constelações.



Cole as nuvenzinhas com fita banana.



Dando continuidade, corte (ou faça você mesma, marcando com moedinhas) três tiras com scalloped. Eu usei as tiras do Kiss Kiss the Cook.



Cole uma tira na outra, de maneira intercalada.



Corte um pedaço de papel (o meu é do KISS Summer) de 10x5 e picote uma das laterais de 10cm da maneira abaixo.



Faça rolinhos, alternando a direção, uma pra frente e outro pra trás. Fica desse jeito, como mostrado na figura abaixo.



Agora vamos juntar tudo. Primeiro vamos cortar um retângulo de 6 cm x 21 cm. Eu usei o papel amarelo de bolas brancas do KISS Under the Sea. Na lateral maior cole as tiras em scalloped e na parte de baixo o papel com rolinho. Acrescente ainda uma tira de cor diferenciada no papel com os rolinhos. Usei o papel de nuvens do KISS La Plage.



Essa tira colada será base para um lacinho fofo feito de papel. Pro laço pegue outro pedaço da tira e cole no meio, como mostra a figura a baixo. Essa tira não tem um tamanho pré determinado. Se você quiser um laço grande use uma tira mais comprida, se quiser um laço menorzinho, mais curta.



Faça um rolinho menor ainda e cole no centro do laço, para fazer o miolo gordinho. Não se esqueça de segurar por alguns segundos a área colada, para que seu laço não fique desmontando depois.



Cole o lacinho em cima da tira de mesma cor. Para não esmagar o miolo do laço use algum objeto fino com o qual você poderá pressionar por dentro do miolo.



Levante com os dedos as abinhas das tiras, para que não fiquem com efeito chapado. Não faça com muita força para não correr o risco de rasgar o papel.




Cole o título na lateral. O efeito “levantadinho” fica como mostrado abaixo.



Com tudo coladinho faça detalhes em caneta, para dar destaque. Ainda é possível fazer esses detalhes com costura à mão ou à máquina.



Agora vamos aprender a fazer as florzinhas? É super fácil e elas ficam muito fofas.

Para cada flor serão necessárias três tiras de papel. Usualmente elas estão numa proporção de 1:3. As minhas estão na medida 2cmx6cm. Você pode fazer tiras mais gordinhas ou até mesmo mais magrinhas, o que resulta em flores bastante diferenciadas ao final.



Dobre a tira ao meio.



E dobre novamente ao meio, mas no outro sentido.



Mantenha a tira dobrada nos dois sentidos e mantenha a abertura para cima.



Faça um corte na diagonal. O desenho desse corte também influencia o formato final da florzinha, então tente não cortar demais.



Abrindo a tirinha após as dobras e recorte o formato esperado é o mostrado abaixo.



Feche a pétala como mostrado abaixo, com a estampa que você quer que apareça para o lado de fora.



Passe a unha por dentro para obter um efeito arredondado nas pétalas.



O efeito arredondado é mostrado abaixo.



Passe um pouquinho de cola entre as abas da pétala. Lembre-se de passar pouca cola, para que não vaze pelas laterais.



Segure por trás da pétala pressionando uma aba contra a outra para garantir que elas estejam bem coladas e não se soltem posteriormente.



Após repetir esses passos para as outras duas tiras de papel, você deverá colar as três pétalas uma na outra, unidas pelo centro.



Para fazer o miolo da flor, fure um círculo pequeno de papel. É possível também recortar a mão. Se ficar um pouco tortinho não há importância, já que o botão transparente colado por cima não mostrará essas imperfeições.



Coloque uma gotinha de relevo transparente em cima dos círculos.



E cole os botões transparentes em cada um deles. Tchanãn! Agora temos florzinhas para incrementar ainda mais nosso LO.



Minhas flores foram feitas com papéis KISS La Plage, KISS Garden, KISS Harajuku e KISS Tea for Two. Eu usei quatro flores, mas isso é critério pessoal. Faça quantas você preferir.

Coloque botõezinhos variados para enfeitar. Eu adoro o efeito de botões presos com bailarinas. Se você gostar pode fazê-lo também.




Agora basta colocar a(s) foto(s) de seu gosto e pronto, o LO está prontinho!

Eu costumo fazer teste com moldes de fotos. Fiz moldes de tamanhos que costumo usar bastante como 10x15, 5x7,5, 10x10, 10x7,5 e vejo o que combina mais com o LO. É ótimo para quando você está louca pra usar papéis novos, mas não tem as fotos reveladas em mãos.



Espero que tenham gostado e se divirtam seguindo as dicas desse PAP.
Beijos para todas.
Mérys

11 comentários:

  1. Que legal, Mérys!
    Adorei toda essa mistureba criativa de Kisses! Ficou demais!
    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse pap!
    Quantos kisses!
    Parabéns Mérys!

    ResponderExcluir
  3. Merys, ficou lindo demais!!!!!!!
    Parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Mérys!!!! adorei o PAP... ficou bem legal... e essa florzinha foi tudo!!!!! beijão,

    ResponderExcluir
  5. Amei a praticidade do lacinho .... uau !!!
    bjus

    ResponderExcluir
  6. que graça de projeto Merys
    amei
    obrigado por compartilhar e boa sorte
    bjssss
    leila

    ResponderExcluir
  7. Mérys, adorei seu PAP. Em especial essas florzinhas fofas. Vou tentar fazê-las e depois mostro. Parabéns!!
    Bjos,
    Adri Malavazzi

    ResponderExcluir
  8. Meeeerys, adorei ser uma das estrelas do seu scrap!! hehehehhe. As florzinhas sao mto fofinhas msm!! Ainda mais com o botãozinho em cima!! oooooooohhhhhhnnnnnn!!!

    ResponderExcluir
  9. Mérys,

    Adorei o PAP. É difícil dizer o que mais gostei, se foi o aproveitamento dos papéis dos kisses, do modo de cortar a moldura, das flores... Resumo: Gostei de tudo.
    Parabéns!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Lindonaaa...

    Que delicia suas fotinhas...

    Tudo tão lindo. Obrigada imensamento por compartilhar.

    Sumemoooo.

    Bjotas sonoras.

    ResponderExcluir
  11. Adorei!!! Gente é tanta imaginação e e criatividade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir