quarta-feira, 10 de maio de 2017

PAP Traveler's Notebook

Olá pessoas queridas, tudo bem? Alguém aí ainda tem kiss Ticket to Ride pra recortar???!!! Tem sim, né?... afinal um kiss rende muita produção!!! Então vamos pra mais um passo a passo por aqui.
No mundo scrapístico e plannerístico nós temos um modelo de álbum queridinho do momento: o traveler's notebook. Esse estilo de álbum, que tá mais pra caderninho, é criação da marca japonesa Midori. Consiste em uma capa de couro, com uns elásticos por dentro, onde você encaixa os caderninhos e leva pra sua viagem, para fazer seus registros... ele tem um jeito mais de art journal misturado com planner... se vocês pesquisarem internet, vão encontrar muitas imagens legais.
Nesse passo a passo, eu fiz apenas o caderninho... sem a capinha de couro, ok? Fiz mais pra matar a vontade que eu estava de utilizar esse formato, porque eu acho super chique... hahaha...
Este álbum foi o primeiro que fiz, antes mesmo de receber o kiss novo... eu fiz pra testar e aprimorar a ideia... minha intenção era aprender primeiro e depois fazer um novo caderninho assim que meu kiss chegasse... mas, no mesmo dia que o kiss chegou, eu caí e quebrei o tornozelo... aí ficou tudo mais complicado. Como estou fazendo scrap no sofá, fica muito difícil fazer cortes precisos com estilete e tal, então decidi decorar meu álbum teste mesmo... vocês verão que tem algumas coisas que poderiam ter ficado melhores, então vou dando as dicas também sobre o que NÃO fazer!!
Bom, chega de papo. Pra montar o nosso caderninho serão necessárias no mínimo 5 e no máximo 7 folhas, incluindo a capa.
Eu não tinha cardstock branco, então fiz usando papel Canson 120g , intercalando com papéis de scrap. Não aconselho a usar o Canson pois, mesmo tendo uma boa gramatura, ele é muito absorvente, então pode transferir pra parte de trás se for usado carimbo, tinta ou até alguma caneta mais porosa... o ideal é usar folhas de scrap mesmo.
Nós vamos cortar as folhas nas medidas 21cm de altura por 22 cm de largura. Em seguida, é só dobrar cada folha ao meio, de forma que cada página fique com 21 cm de altura por 11cm de largura. A dobra precisa ser bem vincada com a dobradeira.
Posicione as folhas na ordem desejada. Eu intercalei folhas estampadas e folhas lisas. Pra capa, deixei uma folha lisa. Uma dica é usar papel craft na capa, que fica lindo.
Pra encadernar eu usei agulha e um fio encerado. O acabamento ficou grosseiro, pois o fio encerado é muito grosso e os furos ficaram feios... o ideal é usar linha pra bordar. Fiz os furos deixando a costura com 1,5 cm. Eu não medi o espaço entre as costuras, mas o ideal é que tenham 3 cm de distância entre elas.

Então é só medir e marcar, de cima pra baixo, na dobra: 3cm; 1,5cm; 3cm; 1,5cm... assim ficará com 4 espacinhos de 1,5cm onde nós passamos a linha e ele fica parecendo um grampo de grampeador.
Pra amarrar, o fio encerado também não ficou legal...eu só dei uma torcida nele, de forma que não desmanchasse tudo... hahahah... dá pra enxergar?
Dessa forma, o álbum já está montadinho, mas, quando fechamos ele, as bordas das páginas ficam desiguais... nessa hora, é só pegar régua e estilete e ir acertando isso, bem tranquilo.
Aí é só decorar.
Aqui a capa... fiz um álbum dos dias que minha sobrinha Teresa passou com a gente lá em Santa Catarina... onde eu morava até março desse ano...











A decoração é bem clean e com pouco volume, pro caderninho poder fechar. Além dos elementos do kiss Ticket to Ride eu usei algumas washi tapes, carimbos de alfabetos e tickers diversos.
Todas as folhas estampadas são do Scrapdiary, de coleções diferentes. Quem tiver interesse em alguma, é só olhar no grupo Scrapdiary Outlet se está disponível, ok?
Gente, me contem se vocês gostaram, por favor!!
Em caso de dúvidas, gritem que eu venho pulando num pé só pra responder!!!
Quero ver os traveler's notebooks de vocês !!!!!
E logo mais tem PAP da Adliz!!!

Beijo, beijo, beijo!!



2 comentários:

  1. parabéns, Manu, isso é que é dedicação scrapística...
    gesso, castigo no sofá, e disposição para cortar, decorar e fotografar essa gracinha!
    quando uso fio encerado, dou um nó interno e coloco um pingo de cola para garantir..
    cuide-se!
    bjs,
    beatriz_souza
    www.lettrera.blogspot.com
    (desatualizado que só...)

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha, estava procurando um PAP para fazer um desses e amei o seu, Manu!!! Obrigada pela bela inspiração!!!

    ResponderExcluir