quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Saiu o tema do Evento Scrap2gether!!!


Saiu o TEMA do Scrap2gether!!! ❤
Hygge, a maneira de ser feliz que a Dinamarca exportou para o mundo!
O povo mais feliz do planeta nos ensina o segredo para apreciar os bons prazeres da vida. Chama-se hygge (pronuncia-se huga) e, tal como a palavra “saudade”, não tem tradução.
Eles têm bons salários, saúde e educação públicas, baixo nível de corrupção, igualdade entre homens e mulheres - mas também têm noites que não acabam e poucas horas de sol, nesta altura do ano. Nem por isso são menos felizes. Pelo contrário, ano após ano, acabam sendo considerados os mais contentes com a vida em todo o planeta. Agora, o mundo está de olho neles, à procura da chave para essa felicidade toda - e parece que está na palavra hygge, que dita corretamente em dinamarquês soa huga. Podemos traduzi-la por uma espécie de aconchego com consciência e entre amigos, mas dizem os especialistas - e quem ensina o conceito - que é muito mais do que isso. Bem aplicado, insistem, é mesmo toda uma filosofia de boa vida - e isso é o que o mundo inteiro está querendo copiar. Se perguntarmos a um dinamarquês o que é o hygge ele poderia responder que é "sentar em frente a uma lareira em uma noite fria, com um confortável pulôver de lã, uma caneca de vinho quente e fazendo carinho em seu cachorro".Hygge é uma forma de encarar a vida. É a capacidade de retirar um genuíno prazer do dia a dia, de aproveitar os momentos mais simples em toda a plenitude e torná-los únicos.
Mas pode ser uma reunião de famílias e amigos, um jantar à luz de velas ou tempo para ler um bom livro: em comum, todos demonstram que se trata de um povo pouco dado a privações forçadas. “Procuramos ser amáveis conosco e com os outros”, explica Helen Russel, no lançamento do seu O Ano de Viver Como os Dinamarqueses: Descobrindo os Segredos do País Mais Feliz do Mundo, numa tradução ao pé letra. “Não é algo que se possa comprar, é preciso investir tempo”, avisou já, também, Jeppe Trolle Linnet, autor do primeiro artigo académico sobre este conceito. A ideia é relaxar e se sentir "em casa" tanto quanto for possível, esquecendo as preocupações da vida.

APELO AOS SENTIDOS
Pra ser Hygge você não precisa aprender nada, adotar isso como um modo de vida, nem comprar coisa alguma... Mais do que uma “coisa” o Hygge é uma “sensação” que requer uma apreciação consciente, uma vida mais calma e a capacidade de “estar presente” e reconhecer e aproveitar o momento que se vive.
Seguindo o pensamento de Meik Wiking (que escreveu um dos livros-guia do Hygge), bastam os dedos de uma mão para elencar as melhores maneiras de ser hygge. 
Comecemos pelo paladar: o sabor hygge é quase sempre familiar, doce e reconfortante. Se quiser preparar uma xícara de chá mais hygge, basta juntar mel. Se quiser fazer um bolo mais hygge, acrescente cobertura. Se quiser um ensopado mais hygge, junte vinho.
Segue-se a audição: saiba que o estalar dos troncos na lenha é dos sons mais hygge que podemos encontrar – mas há outros. Na verdade, tem mais a ver com a ausência do som, aquele silêncio que nos permite ouvir os pingos da chuva ou o vento a soprar lá fora. O som de cozinhando ou tricotando servem o mesmo propósito. O olfato é o sentido que vem depois. Já cheirou algo que o faça recordar de um tempo e lugar onde se sentiu seguro, que lhe relembre o mundo quando era criança? O aroma hygge é esse: é o que nos deixa descansados, o cheiro da manta preferida que usamos em casa, ou aquele que nos faz lembrar um lugar ou estado de espírito em que nos sentíamos completamente seguros.
Vamos então ao tato. Imagine-se a deixar os dedos percorrerem uma superfície de madeira, ou uma peça de cerâmica quente, ou uma pele: tudo isso é hygge. Tudo o que é artesanal e caseiro, que demorou para ser criado, também - e sempre mais do que as peças novas. No fundo, é qualquer coisa feita pela mão humana: um objeto de madeira, cerâmica, lã, pele, ouro...

E, finalmente, podemos também ver o hygge. Já o dissemos aqui, depende muito da luz - mas, atenção, luz a mais não é hygge. Como tem a ver com tempo, acrescente-se que é atenuado, rústico e lento. No verão, é hygge comemorar o solstício à beira-mar; no inverno, ver a neve cair lentamente.
Agora que vc já sabe o significado de Hygge, não concorda que ele tem tudo a ver com scrap? Uma arte manual, que a gente faz entre amigas, num lugar gostoso e usando nossas memórias em forma de fotos. Uma coisa que não dá pra comprar pronta e que nunca fica igual à outra?
Por isso que resolvemos usar esse tema super atual pra inspirar nosso evento. Mais do que um simples fim de semana de scrap, queremos que o Hygge passe a fazer parte da vida de todas vocês. Vamos ser felizes juntas?
Capa do livro
The Little Book Of Hygge - The Danish Way To Live Well
autor Meik Wiking
Um adendo:
1) os temas das páginas serão passados pra vcs logo mais, pra que vcs tenham tempo de providenciar as fotos e de pensar um pouco em cada um dos fundamentos do Hygge
2) Serão lançadas 2 linhas de papéis especiais pro evento, super bacanas
3) Teremos a nossa feirinha paralela ao evento, vai ser muito legal !
4) A nossa festa tb vai ser hygge. Vc vem como se sentir melhor... Pijama? Pode vir!
Alguns blogs para ir entrando no clima:
Finalmente, o mais importante de tudo: queremos que esse evento seja um momento hygge, de prazer e alegria pra todas. Portanto, nada de stress. Se não der tempo de arrumar as fotos antes, faça isso depois.
Logo voltaremos a entrar em contato pra dar maiores detalhes sobre o material e sobre o evento.

Beijos Paola, Ju Tonin e Anne
Quem quiser informações sobre o evento (já está quase cheio!), mande um e-mail pra contatoscrap2gether@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário