quarta-feira, 27 de junho de 2018

Artigo - Bullet Journal - por Manu

Olá, pessoas queridas. Tudo bem? Vamos falar de um assunto que, acredito eu, todos nós do mundo do scrabooking já ouvimos falar por aí ultimamente: o famosinho Bullet Journal ou Diário em Tópicos. Embora seja um assunto que está em evidência no momento, eu sentia dificuldade em compreender exatamente o que é o método e, principalmente, não sabia por onde começar. Imagino que essa dificuldade não seja um privilégio meu... então fiz algumas pesquisas pra tentar espantar o medinho e a preguiça de colocar a mão na massa! Vamos lá?

Do que preciso para iniciar um Bullet Journal?
Caderno e caneta, para pessoas normais. Para scrapers a lista aumenta significativamente: infinitos tipos de canetas, washi tapes, carimbos, post it, adesivos, e um caderno bem lindo e com páginas de boa gramatura, pra você abusar dos seus talentos artísticos sem manchar a página de trás.
O que é um Bullet Journal?
É um sistema de organização que tem como estrutura central a utilização de marcadores (os bullets)!! Foi criado pelo designer americano Ryder Carroll.


Nesta página bem clean da White Lane Designs podemos ver os marcadores em cada tarefa. Esta é a "alma" do método. Você pode ver sugestões de como usar os bullets (ou marcadores) neste link!
Para que seus bullets funcionem, é essencial criar uma legenda logo no início do seu bullet journal. A galera costuma chamar essas legendas de KEYS! Essa legenda deve ser logo uma das primeiras páginas do seu caderno, assim fica fácil encontrar, até você se adaptar aos símbolos que você escolheu pra usar.


A seguir, deve-se deixar duas ou mais páginas do seu Bullet Journal para criar um índice (ou index, para os chiques). O índice é mais do que essencial pois, como o método permite incluir diversos tipos de controle de diversas áreas da sua vida, conforme você vai acrescentando essas sessões no seu caderno, você anota no índice, assim fica fácil achar. Não pode esquecer de numerar todas as páginas do seu caderninho pra poder fazer um índice, néam? Se você não fizer isso, vai ficar perdendo muito tempo pra achar o que quer no seu bujo.

Depois do índice vem uma sessão chamada "Future Log", que nada mais é do que colocar todos os meses do ano e anotar em cada mês coisas importantes, como grandes eventos e aniversários.


 A sessão seguinte é o Registro Mensal. Use uma página para anotar os dias do mês (em lista ou em forma de calendário), um lugarzinho para uma listinha "to do" e aí vá anotando tarefas... seria um zoom do future log... e aí você vai acrescentando tarefas mensais que já tem data marcada (ou não)... exemplo: em julho você pretende arrumar o guarda roupa, mas isso não tem um dia específico, certo? Então você anota ali no seu registro mensal pra depois inserir em uma data que você vai estipular futuramente...
um exemplo do mês em forma de lista, por Her letters and words

exemplo fofinho em forma de calendário, por Sarica Studio

 Depois você pode partir para uma visão semanal ou uma visão diária. Nessa sessão você vai usar os bullets efetivamente.
Exemplo de layout diário My cre8ive space

Uma visão semanal bem chiquérrima, já com os bullets, por Bon Journal

  É isso... resumindo, se você quer fazer um bullet jornal apenas para se organizar, essas são as sessões que você vai precisar criar.
Para ver os artigos que consultei para entender o método Bullet Journal, clique aqui, aqui e aqui. Estão cheios de exemplos bem práticos. Recomendo a leitura pra quem quiser se aprofundar mais antes de começar o seu bujo.
Mas ainda não acabou!!!! O bullet journal permite que você acompanhe diversos setores da sua vida. Então você pode criar páginas para outras finalidades, por exemplo:

Acompanhamento de filmes e séries que você viu ou quer ver, como fez a Bujo da Rô. Ou livros pra ler, ou receitas pra experimentar...

Fazer listas de tudo o que você puder imaginar. Aqui a Rê Moni fez uma lista de compras bem charmosinha.

Neste link tem várias sugestões de como usar o Bujo para te ajudar a cuidar bem de sua saúde mental, bem legal!!!
Existem infinitas possibilidades de uso para um bullet journal e quem decide o que fazer é você... isso é o mais legal... então é só se jogar!!!

E aí, gente? Gostaram? Foi útil esse tanto de coisa que escolhi mostrar hoje? Quero muito receber um feedback de vocês, hein... por favorzinho!!! heheheh

Eu sou uma pessoa bem desorganizada e comecei a acompanhar o pessoal que faz Bujo mais como uma busca de inspiração... tem coisas lindíssimas e bem artísticas e pra uma pessoa aficionada por papelaria (como eu), é um deleite!!! Mas confesso que nunca tentei fazer um bujo porque acho que não conseguiria manter por muito tempo... só que pra ilustrar esse post, inventei um "registro mensal"  para junho, só pra poder me divertir e exercitar a minha criatividade. Pra deixar bem fofinho, usei um monte de recortes do kiss this is us:


Espero ter ajudado vocês com essas informações... e quem já faz ou quem começar a fazer um bujo a partir desse artigo, pelamordiiiiii, mostra pra gente!!!!

Beijo e até breve!!

5 comentários:

  1. Isso não é pra mim não...cansei só de ver...não consigo nem registrar minhas leituras no caderno, o q dirá esse nível de organização aí...é lindo e respeito demais quem consegue...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... eu gosto de acompanhar os perfis (principalmente no Instagram) por questões visuais, mesmo ... hahaha... nunca pensei em fazer efetivamente, mas tinha vontade de entender a coisa toda ... na verdade se a pessoa for fazer só os registros, é muito fácil e nem toma tanto tempo só que aí não tem graça!! Kkk

      Excluir
  2. Manu, amei o artigo! Tenho muito vontade de começar um BuJo, mas vou precisar de um bujo só para me organizar para começar um, entendeu? hihi.Amei muito <3 Quero me animar

    ResponderExcluir
  3. Curti demais o artigo Manu, mas haja coragem pra começar um bujo.O mais bacana que achei e poder organizar tudo com nosso jeito, criar nossas listas, desenhar. Quem sabe um dia não animo? Por hora, continuo com a paixão pelas agendas e agora planners, porque já vem tudo prontinho, a gente só escreve os compromissos e decora. Obrigada por partilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é se organizar, né? Procurar o que melhor se encaixa pra gente... 😉

      Excluir