quarta-feira, 4 de julho de 2018

Artigo - Watercolor (Aquarela) - Dani Monteiro

Olá queridas!
Tudo bem?
Hoje vamos ficar um pouquinho mais informadas sobre a minha técnica mais do que preferida:  Watercolor ou Aquarela (em português).
É uma técnica caracterizada pela utilização de cores dissolvidas em água. Daí, o nome.
É uma pintura com tintas que faz com que os pigmentos fiquem dissolvidos ou suspensos na água. O efeito é transparente e personalizado.
Há alguns anos ela começou a ser usada no mundo inteiro pelas scrappers nos seus projetos. Um arraso!
Fundos coloridos, texturizados e únicos.
Em conjunto com as tintas, podemos usar gesso, acrílica e o que a imaginação e a nossa veia artística permitir.
Existe aquarela em pasta, em pastilha, em creme e líquida.
E as cores? Uma infinidade! Até metálicas lançaram!
O princípio é básico: Pouca água: efeito mais denso e mais colorido. Mais água: efeito mais suave e transparente.
Não precisamos ser "experts" no assunto para usarmos watercolor nos nossos projetos.
Tentem, errem, experimentem! Assim, chegaremos ao resultado que esperamos. Com certeza, vocês vão amar tanto, que nunca mais irão fazer um projeto com pelo menos três pinguinhos de tinta! Hehehe...
Separei alguns para servir de exemplo para vocês verem como é lindo um trabalho com um fundo ou detalhe colorido e artístico.

Lindo, lindo, lindo! LO da Tarrah McLean.
Adorei como ela "coloriu" o fundo de recortes!

Suse Fish, a rainha clean!

Audrey Yeager, uma artista das tintas e texturas!

Wilna Fustenberg! Adorooooo! Uma das pioneiras em usar watercolor
nos projetos de scrap!

Wilna de novo! Adorei como ela "coloriu as palavrinhas para alegrar o LO!

Para quem quiser começar a se aventurar nesse universo fascinante, vou dar algumas dicas que podem ser úteis para vocês não se "perderem" na hora de comprar o material e não gastar demais.
A primeira é não optar pelo material caro demais, na hora de escolher o papel por exemplo, compre o bloco universitário, que é muito mais em conta do que o profissional de algodão. Não se esqueça que no começo, sempre "estragamos" muita coisa, tentando acertar, não é mesmo?
Por outro lado, não compre nada muito barato. Aqueles estojos de aquarela em pastilha para crianças por exemplo, me dá vontade de chorar. Como assim? Eles mal soltam as tintas! Aff!


Não adianta tentar fazer nada com cardstock ok? Não dá certo de jeito nenhum, a não ser que sejam pequenos pinguinhos. O papel é impróprio para aquarela. Esfarela, rasga e deforma.

Segunda dica: o pincel para aquarela precisa ser macio. Para quem está começando, aconselho as marcas Condor e Tigre. A linha artística chama-se Pictore. São nacionais, de cerdas sintéticas, acessíveis e fáceis de encontrar. Para o nosso amado scrapbook, aconselho comprar os redondos e os triangulares chanfrados.


E por último, e não menos importante: o godê. Para iniciantes e experientes na aquarela, ele precisa ser de material não absorvente: plástico, resina ou louça. O fundamental é que ele tenha muitas cavidades e ocupe pouco espaço. Godês tendem a ser baratinhos, então vocês podem comprar uns dois ou três, para "se espalharem" à vontade.


Esse foi meu artigo sobre watercolor. Espero ter ajudado vocês a conhecerem um pouco mais dessa arte linda! Vamos aquarelar bastante!
Até o próximo post!
Beijo com carinho!
Dani.

4 comentários:

  1. Adoro!
    Distress ink também podem ser usadas para um efeito aquarela. ��

    ResponderExcluir
  2. Adorei o artigo!! Eu nunca me arrisquei nesse mundo mas essa semana coincidentemente eu estava curiosa e comprei um estojo de aquarela de criança. Ri de montão aqui pq se tivesse lido antes já nem tinha comprado dele rsrsrs vou procurar um mais adequado e me arriscar!! Obrigada pelas dicas elas tem sido um aprendizado e tanto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou Michelle! Volte sempre que quiser!Bjoooo!

      Excluir
  3. Adoro aquarela, dá um up em qualquer projeto...

    ResponderExcluir