quarta-feira, 26 de junho de 2019

Artigo - Scrap Minimalista - por Manu

Olá, scrappers!
Neste artigo, falarei de um tipo de scrap que me intriga: o jeito minimalista de scrapear! Não estamos falando de layouts apenas "clean"... são projetos ainda mais simples, porém elaborados!!! Fico intrigada com a capacidade das pessoas de conseguirem fazer coisas tão bonitas e impactantes usando tão pouco espaço na folha, ou pouquíssimos elementos, ou ainda pouquinhas cores, bem neutro... eu simplesmente não consigo! Então tenho essa fixação por observar e analisar layouts nesse estilo!!
Olhando pode até parecer fácil, mas quem já tentou fazer um layout minimalista há de concordar comigo: esse estilo, definitivamente, não é pra qualquer um!! É necessário muito conhecimento de design e composição para criar um layout belo utilizando poucos recursos, sem parecer que você ficou com preguiça de terminar, ou que o seu material acabou no meio do caminho!!
Selecionei algumas imagens no Instagram, de layouts que considerei bem minimalistas:


Este é da Leslie Berner. O trabalho da Leslie não segue sempre esse estilo, porém, nesse layout ela atingiu níveis inimagináveis de excelência minimalista usando só carimbos... uma única fotinho como ponto focal e de resto, só carimbadas pretas, alguns respingos de tinta e 3 mini coraçõezinhos dourados... fiquei perdidamente apaixonada por essa página!


Nesta página, a Maike Beimler soube aproveitar a suavidade do degradê, acrescentando alguns recortes bem elegantes de flocos de neve. Lindo, suave, e só de olhar já estou sentindo frio!!! Acho que nunca vi um layout tão eficiente na hora de passar uma mensagem visual!


A Mareike A. fez essa página que achei muito fofa, ocupando só um cantinho da página e nada mais... que mágica é essa????


Eu já vi muitos layouts monocromáticos, e até já fiz algumas vezes, mas esse está tão diferente... neutro, elegante, respingos de tinta na medida certa, elementos delicados, com recortes de contornos fininhos... uma foto pb e a obra de arte está concluída!!! Feito pela Kim Brouillette para Limecitron


Tinta preta, fundo branco e pitadas de vermelho... precisa de mais alguma coisa nesse layout da Denyse Bédard? Eu acho que não!!!! Apenas Uau!


E por último esse mimo da Anne (que não é a Sereguetti!!)... nem sei descrever a leveza desse layout! Coisa mais linda, não é?? Tanto que eu tentei (e juro que tentei com muito empenho) fazer um lift bem literal dele:


Ficou assim!! Ocupei muito mais espaço com a minha composição do que a Anne na página original... e, mesmo assim, estou em cólicas para colocar mais 800 coisas nesse espaço branco todo... socorro!!! Acho que o scrap minimalista pra mim é só para ser admirado... ai, ai... 

E aí, gostaram? Quem gosta desse estilo de scrap? Já tentaram fazer algo tão vaziozinho assim? Qual foi o seu resultado? Conte-me tudo e não esconda nada! Quero muito saber!!! 

Um beijo e até mais
Manu

2 comentários:

  1. Muito lindo , mais tenho que treinar muito pra ser clean assim ❤️

    ResponderExcluir
  2. Uma belezura, mas não consigo, tá além das minhas forças ..

    ResponderExcluir