Vocês sabem que as DTs aqui do Scrapdiary, a cada Kiss, produzem conteúdos para enriquecer a vivência de vocês com o scrap. Esse conteúdo vem em forma de Projetos, Passo a Passos (tanto aqui no blog, como lá nos stories), Queridinhos, Inspirações e Artigos.
Eu particularmente adoro, porque quanto mais aprendizado, conhecimento e inspirações, melhor, né?
Hoje vim com um post que é tudo ao mesmo tempo agora: Artigo, Passo a Passo e Queridinho, rs!
Vou falar de flocagem! Lógico que a técnica não é nova, só para vocês terem ideia, meu primeiro contato com ela foi lá em 2007 num Crop sobre carimbos! Se você tiver curiosidade falei da técnica na época aqui neste post lá no meu blog!
Então vamos começar, do começo!
O que é flocagem?
Flocagem é aquele efeito de veludo que muita gente vê nas caixas feitas com decoupagem. Ele pode ser usado para acabamentos, efeitos ou cobertura da parte interna da caixa, por exemplo.
Porém, como nós do scrap incluímos praticamente todas as técnicas de artesanato em nossos projetos, essa foi mais uma! E óh, fica lindooooooooo!!!
Você encontra o pó para flocagem de várias marcas. Essas imagens abaixo é da marca True Colors que é a que uso, ok?
Beleza! Fazendo o PAP da Tati Pereira, me deparei com uma moldura polaroide onde essa técnica era aplicada, mas essa moldura já era adesicada.
Então pensei: "Nossa, seria legal ter chipboards adesivados para poder aplicar a flocagem em qualquer formato!" E olhei os chips que vieram com o Kiss... Claro que fui testar!
Obaaa!!! Aqui entra a parte do PAP que preparei para vocês!
Como transformar qualquer formato de chipboard em chipboard adesivado?
É bem simples!
Para a demostração escolhi os chips pequeninos de coração que vieram no Kiss Outdoor Party.
01. Você vai precisar de pó para flocagem, dupla face e o chip que escolher!
02. Cubra a peça inteira com fita dupla face. Se a peça for grandona, você vai colando uma tira após a outra (sem espaço entre elas).
03. Agora recorte bem rente (essa parte o ideal é fazer com uma tesoura de precisão, para os cantinhos ficarem perfeitos), depois tire a película e voilá, o chip está adesivado e pronto para receber a técnica que você quiser aplicar (pode ser foil também, por exemplo)!
04. O nosso caso é a flocagem, então vamos a ela!
Aqui é bem simples, só cobrir a peça com o pó e dar umas apertadinhas com o dedo mesmo para grudar bem! Se ficar alguma parte sem a cobertura, você aplica o pó novamente.
05. Eu adoro o resultado e por isso essa técnica virou o meu Queridinho do momento, rs!
DICA: se você escolher uma peça com muuuuitos detalhes para o recorte da dupla face, você pode aplicar o adesivo permanente (tipo uma cola). Sempre em pouca quantidade com um pincel, aí é só esperar o tempo de mordência (que é a mesma coisa de quando você encosta o dedo no adesivo, ele gruda, mas você consegue tirá-lo com facilidade) e cobrir com o pó.
Agora vem cá me contar se você já conhecia essa técnica e esses materiais. Já conhecia ou já fez flocagem? Teve alguma dificuldade? Bom, querendo conversar, já sabem, adorooooo, rs!!!
Beijocas felizes. Adliz
Nenhum comentário:
Postar um comentário